Foto: Olga Cruz
Mais uma vez, a sexta-feira (20) em Mato Grosso do Sul será marcada pelo tempo instável. De acordo com o Climatempo, o motivo é a circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera — responsáveis pelo transporte de calor e umidade — somada à presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai.
Essas condições garantem à maior parte do estado um dia de céu aberto e sol com a ocorrência de pancadas de chuva. Embora isoladas e mal distribuídas, as chuvas podem ser fortes, acompanhadas por raios, trovoadas e rajadas de vento.
Apenas as regiões oeste e noroeste do Estado devem ficar fora da área de risco para temporais severos. Nas demais áreas, a previsão é de temperaturas altas mesmo com as chuvas, o que gera clima abafado.
Alerta de ventos fortes.
Um dos principais pontos de atenção para essa sexta-feira são os ventos. As condições atmosféricas devem causar rajadas intensas sobre a metade sul de Mato Grosso do Sul, mesmo em períodos sem chuva. Por isso, a previsão para o oeste e sul é de ventos que podem superar os 50 km/h, atingindo picos de 70 km/h.
Temperaturas altas
O calor continua intenso em diversas cidades sul-mato-grossenses. Em Porto Murtinho, a previsão é de 38°C. Em Ladário, a máxima deve chegar a 36°C e nas cidades de Corumbá, Miranda e Caracol, a 35°C.
Em Campo Grande, o dia começou com sol entre nuvens e a tendência é de que o calor aumente rapidamente, reforçando a sensação de tempo abafado. Para o período da tarde, há previsão de pancadas de chuva isoladas, com raios e trovoadas.
A temperatura máxima deve chegar aos 30°C.
Primeira Página





