MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Primeira-dama de MS debate ações realizadas pela associação “De Olho no Material Escolar”

A primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, participou do encontro que debateu as perspectivas e ações desenvolvidas pela entidade “De Olho no Material Escolar”. A discussão reuniu na Assembleia Legislativa deputados (estadual e federal), entre outras autoridades do Estado, na última segunda-feira (19).

“Voltando à rotina, já com a honra de integrar uma discussão que há muito tempo é parte da minha vida: o programa De Olho no Material Escolar. A associação formada em 2021, tem como missão atualizar referências ao agronegócio em livros didáticos, com base em conteúdo científico, gerando perspectivas positivas sobre o setor para os estudantes”, pontou Mônica Riedel. 

Ela destacou que a discussão foi além, envolvendo diversos atores da sociedade. “Todos para debater e participar ativamente dos rumos da educação brasileira, com base no Plano Nacional de Educação 2024/2034”. 


Participaram da discussão, o deputado estadual Paulo Correa; a presidente da associação “De Olho no Material Escolar”, Letícia Jacintho; o deputado federal, Beto Pereira;  o Secretário de Educação do Estado, Hélio Daher; o deputado estadual, Pedro Pedrossian Neto e a procuradora de Justiça, Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira.

“Os participantes pontuaram questões essenciais para que o material didático, base da formação das nossas crianças reflita a realidade do agronegócio e ajude a formar cidadãos conscientes do papel de cada setor produtivo para o desenvolvimento do nosso País”, concluiu Mônica Riedel. 

A Associação 

Entidade que surgiu pela organização da sociedade civil com a motivação de contribuir para uma educação positiva e atualizada sobre o agro, com base em conteúdo científico e que gere perspectivas positivas para os estudantes.

A educação é a esfera mais importante da sociedade. É ela que estabelece consciência, caráter e aponta caminhos. É ela que destrói barreiras e constrói pontes. Queremos expandir o entendimento e a admiração por áreas de atuação para que os mais diversos setores sejam supridos por profissionais bem preparados, críticos e empreendedores, hábeis em enxergar um mundo múltiplo e capacitados para se inserir nele.

Esse movimento começa pelo conteúdo relacionado ao agro, pois há uma única história sendo contada nos materiais escolares, livros e apostilas, com conteúdos desatualizados, descontextualizados, incompletos e com problemas conceituais.

Há tecnologia, carreiras promissoras e produção com conservação no campo, um mar de oportunidades que deixa de ser apresentado às nossas crianças. Como também muitos desafios para serem resolvidos pela expertise trabalhada nos centros urbanos.

A consequência da falta do conteúdo atualizado do agro nos materiais escolares é a redução da perspectiva de futuro de crianças e jovens, desde os bancos da escola, colégios, universidades e faculdades, onde criam seu imaginário para a vida.

Queremos promover uma visão ampliada, balanceada e positiva das competências e potencialidades de uma grande nação. 

Para conhecer mais a instituição acesse https://deolhonomaterialescolar.com.br/

Olga Cruz 

Você também pode gostar...