Ela é mulher, auditora fiscal, atual secretária de Finanças e Planejamento de Campo Grande, e nas raras horas vagas que tem, Márcia Helena Hokama é atleta com status internacional. Agora, não somente o “MS é DELA”, mas agora também o mundo. No último dia 3 de março ela conquistou a cobiçada medalha Six Star Medal.
“A Six Star Medal, é uma medalha especial concedida aos que completam as 6 maiores maratonas do mundo: Berlim, Nova Iorque, Boston, Chicago, Londres e Tóquio. Foi um desafio enorme, porque conciliar trabalho intensivo com treinos de igual forma, não é tarefa fácil. Mas o desafio lançado, desafio aceito, missão cumprida”, contou Márcia Hokama com exclusividade ao MS DELAS, que ainda completou.
“Estou muito feliz por essa grande conquista na terra dos meus avós que um dia migraram para o Brasil em busca de uma oportunidade para a sobrevivência. E hoje (8 de março) fui recebida em Okinawa com honras do governador, vice-governador e toda a equipe”, destacou a secretária da Capital sul-mato-grossense.
Como disse Márcia, para conquistar a tão almejada medalha, além de Tóquio, ela participou também de outras cinco maratonas.




Em 2017, Márcia Hokama competiu na maratona de Chicago (EUA) e em 2018 foi a vez de Berlim, na Alemanha.



Em 2019 foi a vez de Márcia completar a maratona de Nova Iorque e também da cidade de Boston, ambas nos Estados Unidos da América.
A pausa forçada nas maratonas se deu em razão dos anos pandêmicos pela COVID-19.

Mas em 2023, ela conseguiu correr a maratona de Londres, no Reino Unido.



E por fim, a maratona de Tóquio 2024, no Japão, foi completada por Márcia Hokama no último dia 3 de março.
Em Okinawa



Mulher que inspira a muitas outras mulheres, além de ter ido a Tóquio completar a última das seis maratonas, Márcia Helena Hokama não perdeu tempo. Como secretária de Finanças da Capital, ela foi até a ilha de Okinawa, onde foi recebida com honras pelos governantes locais.
“Em Okinawa eu vim conhecer o hino logístico e apresentar o potencial econômico da cidade de Campo Grande para o Japão. Falar do crescimento, da expectativa de um novo tempo. Projetar a nossa Capital para novos horizontes, e foi excelente a receptividade, toda a atenção e cuidado que nos foi concedido. Obrigada governador Yoshimi Teruya e toda equipe pela receptividade durante nossa estadia em Okinawa”, finalizou.
Em uma matéria feita pelo MS DELAS em agosto de 2024, a secretária do Município de Campo Grande falou na 16ª edição do Festival do Sobá que seus descendentes também imigraram para o Brasil oriundos da Ilha de Okinawa. “Foram lavoureiros, trabalharam na agricultura, trabalharam por muitos e muitos anos na feira de Campo Grande. Meus pais, meus tios, meus avós, todos trabalharam”.
Six Star Medal

O que as maratonas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York têm em comum, além da distância de 42.195 metros a ser percorrida? As seis são as chamadas majors, as maiores maratonas do mundo.
Correr todas as majors é o sonho de muitos corredores de rua. A série Abbott World Marathon Majors, como é chamado oficialmente o conjunto das 6 provas, foi criada em 2006, com 5 maratonas: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York. Tóquio entrou na lista em 2013.
Desde 2016, é oferecida aos maratonistas que completam as seis provas a medalha Six Star, com o logo de todas as majors. Até o momento, mais de 6 mil maratonistas em todo o mundo, sendo a maioria homens (71,4%), completaram as seis provas e conquistaram a medalha Six Star.
Berlim
A primeira edição da maratona de Berlim foi realizada em 1974, mas só em 1990, ano seguinte à queda do Muro de Berlim, ela começou a atravessar o Portão de Brandenburg e a passar pelas duas partes da capital alemã. O percurso plano torna Berlim uma das maratonas mais rápidas. Não à toa, foi lá, em 2018, que o queniano Eliud Kipchoge cravou o novo recorde mundial masculino no percurso: 2h01m39s.
Boston
A de Boston é considerada a maratona mais antiga. Realizada pela primeira vez em 1897, a prova acontece anualmente no Dia dos Patriotas, comemorado na terceira segunda-feira de abril. Também é uma das mais difíceis de conseguir vaga. É preciso realizar uma prova da mesma distância anteriormente para comprovar o tempo de qualificação, de acordo com o gênero e a idade, para poder participar.
Chicago
Realizada pela primeira vez em 1977, a maratona de Chicago detém o recorde mundial feminino da distância. A queniana Brigid Kosgei conquistou o recorde mundial feminino na maratona de Chicago, em 2019, ao completar a prova em 2h14m04s. Anualmente, cerca de 45 mil maratonistas passeiam pelas ruas da cidade, sendo incentivados pelos 1,7 milhão de espectadores que tomam as ruas para torcer.
Londres
A maratona de Londres acontece desde 1981. Por ano, cerca de 39 mil maratonistas tomam as ruas da cidade no último domingo de abril. As vagas são distribuídas principalmente por sorteio.
Nova York
Nova York é considerada a maior maratona do mundo, com 53 mil corredores de cerca de 140 países participando anualmente. A primeira edição aconteceu em 1970, com quatro voltas em torno do Central Park. Só a partir de 1976, a corrida passou a cruzar os 5 bairros de Nova York.
Tóquio
A maratona de Tóquio é a mais nova das majors e acontece desde 2007, com cerca de 35 mil participantes. Um dos diferenciais da prova é o limite de 7 horas para terminar, o que agrada muito os corredores amadores não tão rápidos que têm o sonho de fazer uma major.
*O MS DELAS parabeniza Márcia Helena Hokama pela conquista, que orgulha e inspira a todas nós, mulheres sul-mato-grossenses.
Olga Cruz





