MS Delas

Search
Close this search box.
28°C

Público de mais de 600 pessoas consagra 15ª Mostra de dança do ventre do Instituto Nidal Abdul 

Formado por famílias, mulheres, crianças, homens, jovens, adolescentes e autoridades do Estado, o público de mais de 600 pessoas foi ao delírio com as apresentações do grandioso espetáculo promovido pelo Instituto Dança da Vida Nidal Abdul, realizado na noite deste sábado (16), na Concha Acústica Helena Meirelles, Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. 


A celebração da arte e da cultura árabe foi consagrada com a 15ª Mostra Sul-Mato-Grossense de Dança do Ventre, que teve o apoio do Governo do Estado por meio da Setesc e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O evento, que contou com a participação de grupos convidados da renomada bailarina internacional Lurdiana Tejas, encantou a plateia. 

Prestigiando o evento, o secretário Marcelo Miranda (Setesc) ficou maravilhado com as apresentações feitas pelas 86 bailarinas que fazem parte do Studio Nidal Abdul.


“Uma noite de celebração da dança árabe milenar que faz parte da cultura dos imigrantes que ajudaram e ajudam a fazer o nosso Mato Grosso do Sul rico em diversas culturas. A Setesc e a Fundação de Cultura, com todo o apoio e respaldo do governo do Estado trabalham com a transversalidade multicultural. Uma noite memorável e todas as meninas estão de parabéns pelas apresentações contagiantes”, destacou Marcelo Miranda. 


Acompanhado da esposa, Sonaira Pereira, o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Campo Grande, Beto Pereira, destacou que para o Governo do Estado é um presente apoiar eventos como esse, com a importância de manifestar a cultura árabe e tantas outras diversas culturas que compõem o nosso rico Estado. 


“E a gente fica muito feliz, quando pessoas como você, Nidal, assumem e fazem disso um cavalo de batalha. Entendemos o seu esforço, a sua dedicação e todos nós aqui, vamos dar a você uma salva de palmas. Parabéns”, declarou Beto Pereira. 

Vanda, responsável pela concha acústica, presidente Edu Mendes (Fundação de Cultura), secretário Marcelo Miranda (Setesc), Thiago Freitas, Diego Abud (secretário de eventos Segov) e Priscila Queiroz.


Contagiado pelas apresentações, o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, pontuou que “MS tem imigrantes oriundos de todos os lugares, principalmente de países árabes, que influenciaram ao longo do tempo a nossa dança, música, culinária, entre outras manifestações. É sobre isso que a Setesc trabalha, essa transversalidade dentro da cultura, dentro das ações de apoio do Governo de MS”. 

A professora e bailarina de dança do ventre, responsável pelo evento, Nidal Abdul, agradeceu a presença de todas as famílias e agradeceu em especial o apoio do governador Eduardo Riedel para as diferentes culturas que integram Mato Grosso do Sul. 


“Com muita alegria estamos aqui nesta noite com este show gratuito para todos vocês, divulgando e mantendo viva as tradições da dança e da cultura árabe. Este grande evento cultural é um presente para a população de Campo Grande, um grande espetáculo, um grande show internacional que só está sendo possível graças ao apoio do governo de MS, da Setesc e da Fundação de Cultura”, discursou Nidal Abdul. 

Ela ainda destacou o empenho e dedicação de todos os envolvidos na realização da mostra. “É um trabalho colaborativo que envolve meses de preparação e ensaios, mas o resultado final é sempre recompensador quando vemos a reação positiva do público”, finalizou.  


A primeira-dama da Alems, a advogada Kátia Claro, também marcou presença, prestigiando a 15ª Mostra Sul-Mato-Grossense de dança do ventre. 

Show de luzes, cores e ritmos árabes 

Foto: Campo Grande News


Já nas primeiras apresentações, a energia do palco contagiou o público que aplaudiu e dançou junto com as coreografias apresentadas.

As bailarinas infantis, deram início ao espetáculo que estrearam no palco com graciosidade e talento. Em seguida, foi a vez das bailarinas da Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul. 

Foto: Campo Grande News

O espetáculo foi marcado pela diversidade, com mulheres de diferentes idades e origens culturais compartilhando o palco em uma exibição de movimentos que exaltam o “sagrado feminino”. Destaque para a participação da cantora Dany Cristinne, que abriu o evento com um show vibrante, preparando o terreno para as performances deslumbrantes que se seguiram.

 

Além das apresentações, a mostra também ofereceu uma oficina de ritmos árabes ministrada pela professora Carla Rukan, proporcionando uma oportunidade para os participantes aprofundarem seu conhecimento e apreciação da cultura oriental. 

Foto: Campo Grande News


Entre as atrações da noite estiveram o Grupo Arees, Grupo Mahila, Grupo Cigano Isa Yasmin, Tahul Danças Árabes e Sahu Abel. 


Entre uma apresentação e outra, a bailarina brasileira que é celebridade mundial e mora no Egito, Lurdiana Bellydancer, empolgou o público com sua graciosidade e técnica impecável da dança.

Olga Cruz 

Você também pode gostar...