MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

O tempo é implacável

Quando ligamos a TV e nos deparamos com a catástrofe do Rio Grande do Sul, nos sentimos impotentes diante da natureza e as mudanças climáticas que vemos a cada dia mais intensas e constantes pelo mundo todo.

Eu me recordo que ainda nos bancos escolares já se falava sobre estas mudanças futuras e a interferência humana desastrosa sem controle e sem planejamento.

E o tempo passou e pouco se fez para reduzir a poluição, o ataque à camada de ozônio, o desmatamento acelerado e outros problemas que os gestores fizeram vistas grossas, pois o que importava eram os impostos e lucros.

Há bem pouco tempo se passou a pensar na sustentabilidade, na reciclagem, no cuidado com a água e as florestas e as potências mundiais aprovaram as ODS e a meta 20-30 para tentar melhorar o que destruímos nos tempos passados.

Talvez se tivéssemos aprendido ou aplicado a lição que recebemos de nossas mães – nunca deixe para amanhã o que pode fazer hoje, pois o tempo é implacável.

Ouvi inúmeras vezes esse velho adágio… quando eu reclamava para ajudar nos afazeres domésticos, que nunca foi meu forte ou preferência.

Pois é, podíamos ter evitado o desmatamento das florestas, deixado de criar lixo ou pelo menos realizado um descarte consciente e com planejamento dos recicláveis, evitado uso combustíveis que agridem o meio ambiente e assim por diante, pequenos gestos que deixamos para amanhã e amanhã pode ser tarde demais.

E agora nossos irmãos estão sofrendo com a agressão que provocamos ao meio ambiente, e ficamos revoltados e penalizados com a situação, os gestores trocam acusações, cada qual querendo se escusar de não ter feito o dever de casa, de ter deixado para amanhã, de não ter prevenido o desastre anunciado e totalmente previsível.

“Adiar as coisas é o maior desperdício da vida: isso vai embora a cada dia que chega e nos nega o presente ao prometer o futuro. ” (Sêneca)

Das lições de casa, meu pai muito culto e leitor assíduo por certo tinha lido e admirado seus escritos, assim dizia: – faça logo sua obrigação e o que deve ser feito, pois você vai ter que fazer depois, se fizer hoje ou agora deixará de sofrer por isso.

O que deixou para o amanhã vai te incomodar e trazer tristeza ou peso ao coração, vai crescendo dentro de você e por certo vai ter consequências pessoais ou coletivas, então melhor não adiar, pois o tempo não espera.

Para que possamos correr contra o tempo e ter consciência de que as mudanças devem ser realizadas imediatamente, comece dentro de sua casa nos pequenos afazeres diários e no ensinamento para nossas crianças e adolescentes, que herdarão esse mundo, que possam aprender a reciclar, cuidar, economizar, mudar atitudes que comprometem a natureza e o mundo em que vivemos, com consciência ecológica e a cultura da paz, sem medo de ser feliz!

Dra. Iacita Azamor Pionti

Advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Você também pode gostar...