Há quase cinco anos, o fotógrafo alemão, Tobias Baumgaertner, levou três noites para capturar essa imagem única na vida de dois pinguins-fada que parecem se reconfortar num abraço, enquanto observam a paisagem urbana no horizonte em Melbourne, na Austrália. A foto foi premiada no Ocean Photography Awards, organizado pela revista Oceanographic.
Conforme explicou Tobias, os dois pinguins haviam perdido seus companheiros recentemente. Os pinguins-fada são a menor espécie de pinguins, com uma altura média de apenas 33 cm. A população é monitorada por voluntários.
“Um voluntário se aproximou de mim e me disse que a branca era uma senhora idosa que havia perdido seu parceiro e, aparentemente, o mesmo aconteceu com o pinguim macho mais jovem à esquerda”, escreveu Baumgaertner em seu Instagram.
“Desde então, eles se encontram regularmente, confortando um ao outro e ficando juntos por horas observando as luzes dançantes da cidade”, completou.
O fotógrafo passou três noites com a colônia de pinguins antes de conseguir tirar esta foto.
Inicialmente ele pretendia capturar uma imagem que “mostrasse a pressão que o desenvolvimento humano exerce sobre populações de animais selvagens”, mas percebeu que conseguiu ir bem além disso.
“Entre não poder ou ter permissão para usar qualquer luz e os pequenos pinguins se movendo continuamente, esfregando suas nadadeiras nas costas uns dos outros e limpando uns aos outros, era realmente difícil conseguir uma oportunidade “, disse ele. “Mas eu tive sorte durante um momento lindo”, declarou o fotógrafo.
*Tanto a foto bem como o vídeo feito por Tobias, promovem em nós o aconchego, o verdadeiro sentido do amor, da amizade, e a certeza de que, os “animais” são mais humanizados que muitos seres chamados de “humanos”.
Imagens: Tobias Baumgaertner
*Com informações de SBS Australia e Instagram do fotógrafo
Olga Cruz