Inundações e deslizamentos de terra foram filmados na comuna italiana de Noasca, depois que vários dias de chuva forte provocaram o transbordamento de rios.
A Reuters conseguiu verificar a localização dos edifícios vistos no vídeo, que coincide com imagens de arquivo e de satélite da área e com os metadados originais.
Além disso, a Reuters conseguiu confirmar a data em que o vídeo foi filmado com base nos metadados, que correspondem às reportagens dos noticiários locais sobre as enchentes.
O clima rigoroso também fez com que as enchentes afetassem várias partes do norte da Itália, assim como a Suíça.
O clima extremo tem atingido muitas partes do mundo nos últimos meses, à medida que os verões se tornam mais quentes, o que os cientistas associam aos efeitos da mudança climática.
No nordeste da França, três idosos, com mais de 70 anos, morreram na noite de sábado na região de Aube, quando uma árvore caiu sobre o carro em que estavam, devido aos fortes ventos. Um quarto passageiro está internado em estado crítico. O alerta de vigilância para tempestades foi elevado em todo o país.
Foto tirada neste domingo, 30 de junho de 2024, mostra uma placa de trânsito acima de uma estrada inundada perto de Sierre, oeste da Suíça. – BORIS HEGER
Na Suíça, pelo menos duas pessoas morreram e outra está desaparecida após um deslizamento de terra causado por fortes chuvas no sudeste do país, informou a polícia do cantão do Ticino. As equipes de resgate encontraram “os corpos de duas pessoas”, cuja identificação está em andamento, na região de Fontana. Segundo o jornal local La Regione, as duas pessoas falecidas são duas mulheres suíças que estavam de férias na região.
As operações de resgate são bastante difíceis devido às más condições meteorológicas. O Exército enviou vários helicópteros para o local e para a região vizinha de Valais, também afetada pelas inundações. Várias localidades próximas ao vale Maggia estão inacessíveis e sem eletricidade. Também falta água potável, segundo o sistema de alerta federal Swissalert.
Grande parte da Suíça foi afetada, desde a tarde de sábado, por violentas trovoadas acompanhadas de fortes precipitações. O mau tempo já tinha deixado na semana passada um morto e dois desaparecidos no país europeu.
Itália também afetada
Do outro lado da fronteira, o Piemonte e o Vale de Aosta, a região noroeste da Itália, também sofrem inundações e deslizamentos de terra, mas não foram registradas mortes ou desaparecidos até o momento. Os bombeiros anunciaram na manhã de domingo que realizaram 80 operações de resgate.
No Vale de Aosta, uma região autônoma situada ao longo da fronteira com a França e a Suíça, um deslizamento de terra bloqueou temporariamente a estrada regional que dá acesso à cidade turística de Cervinia. A enxurrada causou danos significativos no centro, onde várias lojas foram inundadas.
Ainda no Vale de Aosta, uma aldeia de 1.300 habitantes, Cogne, também ficou isolada devido a um deslizamento de terra que bloqueou as estradas de acesso. No sábado, a vila registrou 90 milímetros de chuva num intervalo de seis horas.
Perto de Cogne, em Valnontey, a rede elétrica está inoperante, assim como a rede de abastecimento de água. Durante a noite, um helicóptero resgatou uma família com uma criança, bloqueada nesta área.
Várias outras estradas tiveram de ser temporariamente fechadas devido ao transbordamento de rios, como a Nacional 26, que foi invadida pelas águas do rio Dora Baltea.
O Ródano transborda
Mais a oeste, na Suíça, as cheias do Ródano e dos seus afluentes, inundados pelas chuvas torrenciais e pelo derretimento da neve, levaram à evacuação de várias centenas de pessoas e ao fechamento de estradas, segundo as autoridades locais do Valais.
“Transbordamentos e fluxos de detritos” (lama e rochas) forçaram o fechamento do tráfego da estrada Simplon Pass, uma importante artéria para o tráfego internacional, mas também regional, indicaram as autoridades.
“Com a vazão do Ródano atingindo 1.200 metros cúbicos, as autoridades cantonais decidiram evacuar preventivamente a Zona Industrial de Aigle”, que se situa a sudeste do Lago Genebra.
Em Zermatt, as águas lamacentas inundaram as ruas do reduto montanhoso de Visp. As fortes chuvas já haviam causado alagamentos nos mesmos locais no dia 21 de junho.
Diante do risco potencial de tempestades, vários cantões suíços fecharam preventivamente as fan zones, privando assim milhares de adeptos da seleção suíça de celebrar a vitória sobre a Itália (2-0) na Euro Copa.
Na Alemanha, o jogo entre Alemanha e Dinamarca (2-0), na noite de sábado, teve que ser interrompido durante vários minutos devido a uma violenta tempestade acompanhada de chuva intensa e granizo.
Fonte: RFI
Vídeo: CNN