Nesta quinta-feira (15), último dia de prazo para registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral, Campo Grande soma oito candidatos à Prefeitura. Os nomes, escolhidos durante respectivas convenções partidárias, agora estão devidamente oficializados.
Com base no que foi informado ao TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), confira abaixo os nomes que estão disponibilizados por ordem alfabética.
Adriane Lopes
Natural de Grandes Rios (PR), Adriane Barbosa Nogueira Lopes, do Partido Progressistas, tem 47 anos. Formada em direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), também tem formação em teologia e pós-graduação em administração pública e gerência de cidades.
Tem ao seu lado com o candidata a vice-prefeita a odontóloga Camila Nascimento de Oliveira, do Avante, partido que junto ao PRD compõe a coligação “Sem medo de fazer o certo”, encabeçada pelo PP. Adriane é a atual chefe do Executivo e herdou o comando da cidade de Marquinhos Trad, então prefeito que renunciou para disputa do governo de Mato Grosso do Sul em 2022.
Beto Figueiró
Humberto Sávio Abussafi Figueiró, de 55 anos, foi candidato a vice-governador do Capitão Contar, em 2022, quando a chapa disputou o segundo turno e foi derrotada por Eduardo Riedel (PSDB). Nunca exerceu cargos eletivos. É advogado, professor universitário, empresário do ramo imobiliário, além de produtor rural.
Junto dele, faz parte da chapa Cynthia Duailibi como candidata a vice-prefeita, ambos são do Partido Novo. A sigla não compôs coligação, está na chamada chapa pura, ou seja, sem vinculação a outras legendas.
Beto Pereira
Humberto Rezende Pereira tem 46 anos. Filiado ao PSDB, ele é formado em direito, é de uma família com história na política. Filho de Valter Pereira, que foi vereador de Campo Grande, deputado estadual, deputado federal e senador. Beto Pereira foi prefeito de Terenos aos 26 anos e também foi deputado estadual. Atualmente, está no segundo mandato como deputado federal.
Como candidata a vice-prefeita está a coronel Neidy Centurião, do PL, sigla que junto ao PSD, PSB, Podemos, MDB, Solidariedade e Republicanos, formam coligação comandada pelo PSDB.
Camila Jara
Camila Bazachi Jara Marzochi, do Partido dos Trabalhadores, tem 29 anos. Formada em ciências sociais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi eleita vereadora de Campo Grande, em 2020, com 3.470 votos.
Em 2022, concorreu à deputada federal, sendo eleita com 56.552 votos. Como candidato a vice-prefeito está o ex-governador e atual deputado federal, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. O partido encabeça federação com PCdoB e PV.
Jorge Batista
Jorge Batista da Silva tem 71 anos, nasceu em Dourados, é aposentado e representa o Partido da Causa Operária nas urnas. Foi o último a lançar pré-candidatura e registrar seu nome junto à Justiça Eleitoral. Nunca teve mandato ou cargo político.
O redator Thiago Assad ocupa o lugar de vice-prefeito na chapa. O PCO faz parte das legendas que caminham sozinhas neste pleito.
Luso de Queiroz
Lucas Gabriel de Sousa Queiroz Batista nasceu em Campo Grande, em junho de 1994. Politólogo, analista político, militante da Frente de Lutas Populares, é comerciário e morador da região central. Iniciou a luta social no movimento estudantil secundarista, sendo dirigente estadual da UBES, foi militante ambientalista no Greenpeace, WWF e ONG Terra Verde.
Como postulante a vice-prefeita está Lya Santos, filiada ao Psol. Os dois partidos caminham juntos numa única federação.
Rose Modesto
Professora, Rosiane Modesto de Oliveira tem 46 anos. Nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. Já foi vereadora em Campo Grande; vice-governadora; secretária estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho; deputada federal.
Em 2020, disputou a prefeitura da capital sul-mato-grossense e chegou ao segundo turno. Em 2022, concorreu ao governo de Mato Grosso do Sul, ficando no primeiro turno. Entre maio de 2023 e maio de 2024, (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste).
O advogado Roberto Oshiro vem como candidato a vice-prefeito, representando na federação “Unidos por Campo Grande” o União Brasil. Que conta também com o PDT.
Ubirajara Martins
Natural de Bento Gonçalves (RS), o advogado Ubirajara Borges Martins nasceu em 29 de janeiro de 1967 e exerce a profissão de advogado. Disputa eleições há mais de duas décadas e já concorreu aos cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.
Na disputa pelo comando da Capital, vem junto dele o empresário aposentado, João Faria. O vice também é cadeirante, e juntos prometem lutar pela inclusão e acessibilidade. Ambos são filiados ao Democracia Cristã (DC), sigla que segue em chapa pura.
Fonte: Portal Primeira Página