Quer renegociar dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)? O (Ministério da Educação), anunciou que devedores terão a oportunidade de renegociar valores atrasados em contratos formalizados a partir de 2018.
Resolução publicada na última sexta-feira (25), informa que a renegociação poderá ser solicitada diretamente ao agente financeiro do contrato, entre 1º de novembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026.
O objetivo é oferecer renegociação dos débitos dos estudantes que enfrentam dificuldades financeiras, que estejam inadimplentes há mais de 90 dias, contados até o dia 31 de julho de 2025.
A nova regra prevê o parcelamento do saldo devedor em até 180 parcelas mensais, com valor mínimo de R$ 200 por parcela, e ainda garante desconto de 100% nos encargos moratórios, como juros e multas por atraso.
A renegociação ainda poderá se aplicar aos contratos cuja dívida tenha sido coberta pelo FG-Fies (Fundo Garantidor do Fies), desde que estejam dentro das regras estabelecidas pelo próprio fundo.
A formalização da renegociação será feita por meio de termo aditivo ao contrato original, com a concordância expressa do estudante e, se aplicável, de seus fiadores. Mesmo os contratos que estejam sem seguro prestamista ativo há mais de 180 dias poderão ser renegociados.
Primeira Página





