A fronteira entre Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, viveu três dias de euforia comercial entre 19 e 21 de setembro. A 12ª edição da Black Friday Fronteira transformou as duas cidades em um espetáculo de compras, atraindo cerca de 50 mil pessoas e movimentando aproximadamente R$ 100 milhões na economia local.
Com o dólar fixado em R$ 5,50, as vitrines reluziam com promoções de até 50% de desconto. “Realmente foi um sucesso nossa Black Friday. Tem pessoas do Brasil inteiro, pessoas do Paraguai. Tivemos um aumento de 58% em relação ao ano passado”, comemora Artemio Givago, gerente de uma das lojas participantes.
Segundo os organizadores, há tempos Pedro Juan e Ponta Porã não viam um fluxo tão intenso de turistas e compradores. Cerca de 150 lojas dos dois lados da fronteira participaram da maratona de descontos, que segue como um dos principais eventos para o comércio regional.
De TV gigante a horas de fila
Entre os compradores, histórias que resumem o espírito do evento. O engenheiro agrônomo Lucas Ferrari saiu com dificuldade da loja após garantir uma TV de 85 polegadas. “Foi em conta, metade do preço, valeu a pena”, disse, sorridente.
Já o servidor público Miguel da Cunha levou uma TV um pouco menor, de 50 polegadas, mas não menos valiosa para ele: “Um preço bom, compensa, esse é o momento. Já passeia um pouco, vem conhecer e vem fazer compras”.
A assistente social Maria Coelho encarou quatro horas de fila até garantir seus produtos. “Vale a pena. Muito barato. O dólar caiu, né?”, contou.
Cidade lotada
Com a enxurrada de consumidores, hotéis e restaurantes ficaram sem vagas já na quinta-feira (18) à noite. “Desde 2013, antes da crise econômica e política, não víamos tanta gente. Hotelaria lotada, não tem vaga em lugar nenhum, nem no Brasil, nem no Paraguai”, afirmou o empresário Anderson Bordão, dono de um hotel em Ponta Porã.
Além das compras, muita gente aproveitou para transformar a Black Friday Fronteira em um momento de lazer. A empresária Denize Kohatsu levou a família toda. “A gente vem todos os anos. É maravilhoso aproveitar as ofertas e ainda curtir esse tempo em família. A gente gosta de trazer as crianças para aproveitarem também”, disse.
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