A ex-senadora, retorna ao palco nacional do PSDB com missão centrista e protagonismo feminino
A conselheira aposentada do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul e ex-senadora, professora Marisa Joaquina Monteiro Serrano, recebeu um importante convite para integrar a Executiva Nacional do PSDB. O chamado partiu do senador Aécio Neves, que assumiu a presidência nacional do partido na última quinta-feira, 27 de novembro, reforçando o seu prestígio na cúpula tucana.
Marisa Serrano é uma das figuras mais proeminentes do PSDB tanto em Mato Grosso do Sul quanto no cenário nacional, sendo reconhecida por sua extensa trajetória política e seu inabalável compromisso com a Educação e o protagonismo feminino.

A própria Marisa Serrano confirmou o convite, expressando sua alegria e proximidade com o novo presidente: “Hoje está tendo a convenção nacional do PSDB e acabei de saber que me colocaram na executiva nacional do partido. Fico muito feliz, porque o Aécio me ligou hoje cedinho, é um querido amigo e está sendo eleito agora atual presidente do partido”. (Falou ao Midiamax).
Em um momento de intensa polarização política, a ex-senadora chega à Executiva com um discurso de moderação e equilíbrio. “A política nacional está muito confusa, é uma fase de transição da política. Nós estamos com uma polarização muito grande entre esquerda e direita, eu sou centro, meu partido é o PSDB”, afirmou.
Ela criticou os extremos e defendeu a necessidade de uma visão equidistante: “É necessário a gente olhar com um olhar equidistante desses extremos. Não é possível que o Brasil fique nessa polarização e não ache o rumo para caminhar”. Para a experiente política, o futuro passa pela união: “Acredito muito que o rumo vai ser o centro. Vai ser a união de partidos que não puxem nem para um lado ou para o outro, mas que pensem no país, que pensem no povo brasileiro, e eu vou continuar ajudando esse caminho.”
Legado de Pioneirismo no PSDB Mulher

O retorno de Marisa Serrano à cúpula partidária nacional é emblemático, especialmente devido ao seu papel histórico na consolidação do PSDB Mulher. Ela é a fundadora e ex-presidente do Secretariado Nacional do PSDB Mulher (assumiu a presidência em 2001), sendo uma das grandes responsáveis por estruturar a participação feminina dentro da legenda em todo o País.
Sua trajetória política é marcada por um pioneirismo constante:
Iniciou sua carreira em 1977 como a vereadora mais votada de Campo Grande.
Foi a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira no TCE-MS, após renunciar ao mandato de Senadora em 2011.
Ao longo de sua vida pública, ocupou importantes cargos como Secretária Municipal e Estadual de Educação, Vice-Prefeita de Campo Grande, Deputada Federal por dois mandatos (1995-2003) e Senadora da República (2007-2011).
Formada em Letras e Pedagogia, a professora Marisa Serrano sempre teve a educação como sua principal bandeira, participando ativamente da redação final da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e da elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), demonstrando que o protagonismo feminino na política se faz com competência e a defesa de pautas sociais transformadoras. Seu engajamento contínuo reforça a relevância do PSDB em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) professora Marisa Serrano é uma imortal, ocupando a cadeira nº 30, desde o dia 12 de dezembro de 2013.
Olga Cruz





