Estragos na área rural de Paranhos. (Reprodução, Leia MS)
O Governo de Mato Grosso do Sul publicou dois decretos nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, reconhecendo a situação de emergência nos municípios de Sete Quedas e Paranhos, após os estragos causados por chuvas intensas registradas em dezembro de 2025. A medida permite agilizar ações de apoio, recuperação e reconstrução das áreas afetadas.
Em Sete Quedas, o decreto reconhece a emergência por um período de 180 dias, tanto na área urbana quanto na rural. No dia 12 de dezembro, o município foi atingido por um volume elevado de chuva em poucas horas, o que provocou enxurradas e graves danos à infraestrutura.
Estradas, pontes, bueiros e galerias foram destruídos ou danificados, deixando acessos interditados e colocando a população em risco. O alto volume de chuva também causou erosões e prejuízos ambientais.
Já em Paranhos, a situação de emergência foi reconhecida por 120 dias e atinge partes da área rural do município. As chuvas fortes também ocorreram no dia 12 de dezembro e causaram danos significativos, principalmente nas estradas rurais. Houve destruição de pontes, bueiros e cabeceiras, dificultando o tráfego e o acesso a comunidades rurais, incluindo áreas habitadas por povos indígenas.

Com o reconhecimento da emergência, o Estado está autorizado a mobilizar todos os órgãos necessários para atuar no atendimento às famílias afetadas, na recuperação das áreas danificadas e na reconstrução da infraestrutura. As equipes de defesa civil também podem entrar em imóveis para prestar socorro ou retirar moradores de áreas de risco, se necessário.
Os decretos ainda permitem que o poder público contrate serviços e compre materiais com mais rapidez, sem a necessidade de processos burocráticos demorados, exclusivamente para atender à situação emergencial. As medidas entram em vigor a partir da data de publicação.





