Mato Grosso do Sul novamente é destaque nacional com o programa “Contrato de Gestão”. Desenvolvido pelo Governo do Estado, o programa foi escolhido entre mais de 150 políticas públicas de 27 estados do País que se inscreveram na edição deste ano, no Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo CLP (Centro de Liderança Pública), na categoria “Destaque Boas Práticas”. A premiação foi realizada nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2023.

O prêmio é o reconhecimento do trabalho de planejamento estratégico nas secretarias e autarquias estaduais, com o objetivo de melhorar as entregas à população.
A secretária estadual de Administração, Ana Nardes, esteve presente na solenidade e recebeu o prêmio, representando o Governo do Mato Grosso do Sul. “Uma honra para nós recebermos este prêmio de excelência na competitividade, em meio a projetos tão especiais e relevantes promovidos pelos outros estados, fomos selecionados com outros 5 finalistas em meio a 150 projetos avaliados”, descreveu.
Ela ponderou que essa premiação mostra a “grandeza” do programa desenvolvido no Estado. “Essa metodologia de planejamento utilizada em Mato Grosso do Sul, fortaleceu a gestão, e profissionalizou as entregas do Estado. Estabelecer projetos prioritários, analisando e acompanhando por meio de indicadores e assinando compromissos com a liderança do estado, demonstra claramente os resultados alcançados para a sociedade”, completou.

O programa “Contrato de Gestão” venceu na categoria “Boas Práticas” ao lado dos projetos de do Acre (REM-REDD Eaurly Movers) e Maranhão (Programa de Compras da Agricultura Familiar). A solenidade aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o XII Congresso Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração).
“O prêmio de gestão pública da CLP é um dos mais divulgados no País. Com mais critérios de avaliação. Chegarmos como finalistas já foi uma conquista incrível, mas ser premiado realmente é um sinal de maturidade e que estamos no caminho certo. Este instrumento representa os compromissos das secretarias com o governador e com a população. Grande conquista”, afirmou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira.
Contrato de Gestão
Criado em 2015 sob a liderança do então secretário de Governo, Eduardo Riedel, atualmente governador do Mato Grosso do Sul, os contratos de gestão definiram as metas de cada pasta para o ano, tendo como foco melhorar as entregas aos cidadãos, estabelecendo compromissos com a sociedade.
Neste ano o programa desenvolvido pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) apresentou novidades, como a assinatura de contratos não apenas com as secretarias, mas com as fundações e autarquias. Ao longo do ano serão feitas várias reuniões, avaliações e monitoramento das ações e projetos de cada pasta, para avaliar o andamento dos trabalhos.
“Um programa muito importante para gestão pública. O Contrato de Gestão deixa claro onde nós vamos chegar. O que vamos avançar de maneira mais estrutural, que tenha uma linha direta com nosso plano de governo. O objetivo é servirmos melhor a sociedade com nossas entregas, para trazer resultados efetivos à população. Esta prática é uma transformação cultural, um instrumento para mudar a vida das pessoas, com planejamento e um Estado mais moderno”, afirmou o governador.
Redação





