Reunindo um público de quase 100 mil pessoas durante os cinco dias de evento, o Festival de Inverno de Bonito 2023 chegou ao fim na noite deste domingo (27). Com o olhar e a voz que visivelmente refletiam o cansaço dos cinco dias intensos em que esteve à frente coordenando o Festival, o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), professor Marcelo Miranda, também com o sentimento de muita gratidão pelo sucesso do evento, com muita generosidade e profissionalismo, ainda conversou com o MS DELAS.
Na entrevista inédita, Marcelo Miranda fez um balanço e contou de tudo um pouco do que rolou nos bastidores para a realização do festival. Ele pontuou também sobre o desafio em ter tido apenas dois meses para ter que planejar e executar todo um evento, que nesta edição, contou com um dia a mais de programação.
Um festival, intenso, rico, eclético, multicultural, com direito a apresentações circenses, roda gigante na arena dos shows principais, e que emocionou a todos os envolvidos na realização do evento, e emocionou, principalmente, ao público de milhares de pessoas que passaram pelo Festival de Inverno de Bonito 2023!
*Secretário, qual o balanço que o senhor faz desses dias de Festival?
Marcelo Miranda – Estou muito feliz e bastante realizado porque foi um evento que consolidou ainda mais o festival que há vários anos é uma referência nacional. E dessa vez, trazendo várias inovações, atendendo a expectativa do governador Eduardo Riedel, em promover a questão mais digital, com interações tecnológicas, a questão do meio ambiente, sendo o primeiro evento nosso Carbono Neutro, com a neutralização das emissões de carbono emitidas pelos participantes que viajaram até aqui.
*Um dos diferenciais também nesta edição foi o trabalho de inclusão.
Marcelo Miranda – Sim. Um festival da inclusão, com total acessibilidade, onde disponibilizamos áreas específicas para pessoas com deficiência, com tradutores de libras presentes em todos os shows e ações do evento.
*Unindo a tecnologia, dessa vez o festival fez uma importante homenagem a um artista da terra, conte-nos um pouco sobre.
Marcelo Miranda – Nesta edição homenageamos os 80 anos do nosso grande artista plástico Humberto Espíndola. Foi montado um Cubo com 48m2 com lâmpada de LED que se transformava em telas interativas inspiradas nas obras de Humberto Espíndola. Ele esteve circulando pelo festival muito feliz, e aprovou a homenagem.
*Falando de inovações, vimos que as crianças também se divertiram e interagiram no festival neste ano.
Marcelo Miranda – O Festival Bonitinho foi uma grande sacada, e acho legal destacar porque foi uma grande inovação, um sucesso de participação, com shows e programações específicas para a criançada, que tiveram atividades durante o dia inteiro, essa foi uma inovação que deu super certo e que veio para ficar nas edições futuras do festival.
*Na sexta-feira (25), o governador Eduardo Riedel prestigiou o festival acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel. Na ocasião foi feito o lançamento de um importante projeto para a área da Cultura, conte-nos um pouco sobre.
Marcelo Miranda – Junto com o governador, fizemos o anúncio do lançamento da Conferência Estadual de Cultura, sendo que a última foi realizada em 2013. Vamos trabalhar com as conferências municipais junto aos municípios, trazendo os delegados para participarem da Conferência Estadual que tem como objetivo realizar o Plano Estadual de Cultura, revisar todo o sistema, para que a gente possa realmente estabelecer uma política pública que atenda a expectativa da população e dos profissionais da área.
*Na verdade secretário, presenciamos nos cinco dias, um evento rico e eclético, e percebemos também a valorização dos artistas da região.
Marcelo Miranda – É verdade, um evento muito bacana com grandes atrações nacionais, valorizando a cultura regional, que alcançou aos mais variados grupos, com valorização dos artistas aqui de Bonito, a equipe de trabalho principalmente porque utilizamos muito os estafes aqui de Bonito atendendo a tudo o que a gente combinou na audiência pública que a gente fez no mês de março aqui no município, que foi a alteração de um dia a mais de evento, a valorização dos artistas da região e a cultura local.
*Agradeço de coração a sua atenção e o carinho em falar com o MS DELAS. E para finalizar, o que o senhor ainda considera importante falar?
Marcelo Miranda – Quero destacar que a gente só conseguiu fazer um evento dessa magnitude em um tempo tão curto (quase dois meses) graças às várias parcerias, em que destaco a importante participação do Sesc, da Fecomércio, do Sebrae, da Prefeitura de Bonito. A equipe do prefeito Josmail está de parabéns. Eles nos deram todo o suporte para que a gente pudesse realizar o festival.
Outro agradecimento importante que faço é para a SECOM, Secretaria de Comunicação do Governo do Estado. Fundtur, Fundesporte. Que o trabalho com eles só foi possível pela transversalidade entre as pastas de governo, e que deu super certo, transformando o Festival de Inverno de Bonito 2023 num grande sucesso. Só temos a agradecer por tudo e por todos esses dias aqui em Bonito, (finalizou Marcelo Miranda).
Dados
De acordo com informações obtidas pelo portal Primeira Página junto a Polícia Militar, um total de 98.324 pessoas curtiram a programação do festival, entre os dias 23 e 27 de agosto.
Conforme a Fundação de Cultura informou também ao Primeira Página, a estimativa indica que pelo menos 18 mil pessoas a mais que no ano passado, participaram do festival em 2023. Lotando hotéis, pousadas e casas de temporada, movimentando e aquecendo a economia da cidade Bonito e de cidades da região, como Jardim, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Miranda.
O Festival em 2023
Diferente dos outros anos, em 2023 o Festival de Inverno de Bonito teve um dia a mais, começando na quarta-feira (23) com diversas atividades e apresentações. O show principal foi de Fafá de Belém, enquanto na quinta quem subiu no palco foi Paulinho Moska e Maria Gadú. Na sexta, o show principal foi da cantora Iza, o rapper Emicida no sábado, e o Trio Parada Dura encerrou o festival na noite de domingo (27).
Olga Cruz
Imagens: André Estoduto