Como sou uma admiradora de todo tipo de arte, plásticas, musicais, audiovisuais, cinema e tudo que se enquadre como arte, o simples admirar de uma obra me deixa feliz e, às vezes, até extasiada.
Sempre enxergo o belo, a criatividade, o trabalho do artista, seus pensamentos, seu coração e por vezes a sua alma.
Li há alguns dias que uma pesquisa britânica revelou que obras de arte são capazes de nos proporcionar prazer.
De acordo com Semir Zeki, autor da pesquisa e especialista da University College de Londres, no Reino Unido, o estudo mostra que contemplar uma bela obra de arte em apenas 10 segundos pode realizar um aumento imediato no fluxo de sangue nas áreas do cérebro associadas com prazer. Segundo o pesquisador, o efeito é equivalente à sensação de estar apaixonado.
A pesquisa foi realizada com 28 indivíduos sem conhecimento prévio de arte, e após a análise de uma obra, os cientistas descobriram que algumas obras são capazes de dar mais prazer do que outras.
Além disso, o estudo mostrou que admirar uma imagem artística ou escutar uma música clássica gera respostas mais emocionais do cérebro.
Os cientistas acreditam que isso acontece devido à localização dos estímulos cerebrais que são gerados, mas apenas as pessoas consideradas sinestésicas, aquelas que associam percepções de diferentes sentidos, estão cientes dessa conexão.
A grande maioria apenas sabe que tem sensações diversas ao admirar uma obra ou estucar uma bela música, ou mesmo se deparar com uma escultura.
Essa emoção é diferente para cada um, mas nunca passa despercebida.
Na noite do dia 12 de dezembro estarei lançando uma coleção com peças de vestuário originadas em telas que pintei e algumas que até já está em outro estado ou país, mas para mim são como filhas, nunca as esqueço.
Num primeiro teste com a impressão, a recepção foi tamanha que me empolguei em trazer para o tecido meus desenhos e pinturas.
A cada fotografia me lembro de como surgiu a ideia e a inspiração e ao repassar agora para lenços, cangas, blusas e vestidos, tenho a sensação de que estarão voando e encantando um maior número de pessoas.
Espero sinceramente que minhas criações possam continuar encantando e provocando sensações boas em quem as observa, e deixando voar pelo mundo afora sem medo de ser feliz!
Dra. Iacita Azamor Pionti
Advogada e superintendente da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande-MS