MS Delas

Search
Close this search box.
28°C

Abertura do 1º Congresso dos Municípios lota Centro de Convenções na Capital 

O Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes em Campo Grande, ficou “pequeno” para os milhares de participantes que prestigiaram a abertura oficial do 1º Congresso dos Municípios de MS realizado pela Assomasul, na tarde desta terça-feira (3). O grandioso evento reúne até a quarta-feira (4), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, gestores públicos municipais das 79 cidades que compõem o Estado de Mato Grosso do Sul.  

O presidente do TCE, conselheiro Jerson Domingos, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Assomasul, Valdir Júnior e o presidente da UCMS, Jeovani Vieira.


Autoridades dos poderes do Estado e do País prestigiaram a abertura. Como a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o governador Eduardo Riedel, o senador Nelsinho Trad, o ex-governador Reinaldo Azambuja, o presidente da Alems, deputado estadual Gerson Claro, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, o presidente do TCE-MS e o conselheiro Jerson Domingos. O presidente da Uniao das Câmaras de Vereadores de MS, Jeovani Vieira dos Santos. 

Eduardo Riedel destacou que o encontro é um momento histórico para os municípios do Estado e serve para o fortalecimento do municipalismo sul-mato-grossense.

“Hoje a gente participa desse momento, que discute o municipalismo, discute como que os municípios vão se posicionar e ouvir a grade diante de todas essas mudanças que estamos vendo, temos aqui hoje, recebendo nossa ministra Simone Tebet, extremamente importante para essa discussão que está sendo colocada diante de uma reforma tributária que está por vir, de uma mudança conceitual”, discursou o governador que ainda completou.

“Já refletiu quando a gente consegue construir política pública direcionada aos municípios, hoje aqui todas as discussões referentes a essas políticas públicas vão ser colocadas, e a tendência é que isso se torne cada vez mais forte lá no serviço público, na ponta, na saúde, na educação, na segurança pública, então é refletido diretamente ao cidadão e cidadã, que é nosso interesse do governo do Estado”, falou Riedel ressaltando que um conjunto de ações estão sendo trabalhados para lidar com o déficit que possa ocorrer aos municípios com a aprovação da Reforma Tributária.

Já a ministra Simone Tebet destacou a importância do encontro para os municípios sul-mato-grossenses, que poderão repassar suas demandas a ela.

“É importante dizer que esse congresso reúne aqui todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para trazerem as demandas, portanto falarem e serem ouvidos, e também ouvir o que as autoridades do governo estadual e do governo federal tem a dizer, inclusive com a bancada federal, de que forma o governo federal e o governo estadual podem ajudar os municípios nesse momento de dificuldade”, disse a ministra.


O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, disse que o Congresso é um marco histórico na história do Estado, e agradeceu a presença da ministra Simone Tebet e de todos que estão participando.

“Esse primeiro congresso dos municípios de Mato Grosso do Sul vai ser um marco na história do nosso Estado, nós vamos ter a oportunidade de reunir, e aqui está iniciando o primeiro, todos os gestores, prefeitos, prefeitas, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, e além disso, servidores estaduais, federais, mas também aquela pessoa que quer saber um pouco da gestão pública municipal”, afirmou.

A solenidade de abertura foi marcada pela entrega do Prêmio Personalidade Destaque em prol dos serviços prestados aos municípios. 


“A nossa prioridade é o bem-estar da nossa sociedade, da nossa população. Hoje esse evento que conta com a presença do governador Eduardo Riedel, que com tão pouco tempo, a sua responsabilidade e capacidade de gestão já é reconhecida por todos. Fica aqui o meu reconhecimento o quanto Mato Grosso do Sul tende a crescer, ainda mais com um evento tão grande como este”, destacou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Jerson Domingos, que também foi um dos agraciados com o Prêmio Personalidade Destaque. 

O Congresso segue com uma extensa programação de apresentação de palestras, oficinas, painéis e capacitações até amanhã (4).

Olga Cruz  

Você também pode gostar...