MS Delas

Search
Close this search box.
23°C

AGEMS leva regulação forte e práticas sustentáveis ao 1º evento tecnológico e sustentável de MS

No município de Aquidauana, feira tecnológica e sustentável reuniu mais de 8 mil pessoas 

Aquidauana/MS – Em território Sul-mato-grossense com vista panorâmica ao morro do Paxixi, a primeira edição do “Pantanal Tech MS”, realizado pela Universidade Estadual UEMS e o Governo do Estado, com o apoio de 42 entidades do Estado, foi um marco de grandes avanços tecnológicos, investimentos e a sustentabilidade. A Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS), marcou presença esclarecendo dúvidas, debatendo práticas sustentáveis e compartilhando os resultados recentes alinhados com o desenvolvimento tecnológico e ambiental do Estado.


Um dos destaques, foi o estande interativo da AGEMS, onde a população, especialmente jovens e adolescentes, puderam conhecer mais sobre os serviços oferecidos no universo da regulação, através da Gegê, um holograma da atendente virtual da agência. Materiais didáticos e os próprios servidores deram uma aula de regulação e como uma agência reguladora trabalha para garantir que um determinado serviço, como saneamento, energia elétrica, transporte rodoviário, chegue com qualidade na vida das pessoas.


Palestras e conferências proporcionaram um debate profundo sobre empreendedorismo, sustentabilidade ambiental, inclusão produtiva e o papel das mulheres empreendedoras na inovação e produção sustentável. A participação da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, acrescentou ainda mais relevância aos temas discutidos.


Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou que o evento  não é uma realização apenas da UEMSou do governo do Estado, mas é um evento de toda a sociedade pública e privada que tem interesse e relacionamento com o Pantanal.

“O Pantanal Tech conseguiu atingir seu propósito, no Pantanal temos a representação de um sistema robusto.  Todos somos sul-mato-grossenses, cada um com sua história, se tivermos a grandeza de construir um estado refletido nesse evento, eu não tenho dúvida, que Mato Grosso do Sul vai trilhar esse caminho de desenvolvimento e prosperidade. Educar é ensinar a sustentabilidade. Vamos levar para a COP 30, um estado livre de carbono neutro, prospero, inclusivo, sustentável, verde e tecnológico”, afirma Riedel.

Inovação 


O Pantanal Tech não apenas trouxe inovação e tecnologia para a região,mas também destacou a importância de temas sustentáveis e o potencial econômico do bioma pantaneiro. Com o suporte das instituições públicas, empresas privadas e o apoio acadêmico dos cursos de Graduação e Pós-graduação da UEMS, o evento reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, explorando as oportunidades e desafios da região dentro da agenda global de sustentabilidade, incluindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho, enfatizou o trabalho da UEMS com a produção sustentável no Pantanal e enfatizou a importância dos parceiros nesse grande evento.

“A proposta do Pantanal Tech MS foi apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, e assim divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável”, enfatiza Carvalho

A sustentabilidade e a regulação

Diretora de Inovação e Relações Institucionais da AGEMS, Rejane Monteiro, destacou a importância da regulaçãosustentável

“A AGEMS trouxe para o primeiro Pantanal Tech as nossas ações de sustentabilidade, eficiência energética com a flor solar, saneamento, com os projetos de educação ambiental nas escolas, a parte de rodovias com os ecopostes e sinalização sustentável para que todos possam conhecer um pouco mais da regulação. Estamos trabalhando nisso, inovando em ações de sustentabilidade dentro desse novo posicionamento estratégico da AGEMS de trabalhar segmentado para que as pessoas conheçam o que a regulação faz efetivamente na vida de cada um”, afirma.

O conceito da regulação e o que ela realiza na prática, chamou a atenção da acadêmica de engenharia mecânica, Monnye Gomide, de 22 anos.

“Eu gostei bastante do evento, é a primeira vez que participo, nós viemos expor os trabalhos do Instituto Federal, acabei de conhecer AGEMS e achei bem interessante as temáticas apresentadas aqui, principalmente a energia elétrica que é um assunto que estudamos no Instituto, foi um bate-papo muito interessante, que com certeza vou levar de aprendizado”, comenta a estudante.

 
MS Criativo

Além dos estandes interativos, o evento foi marcado de cultura, criatividade, culinária regional, empreendedorismo e muitas atrações musicais, com show do cantor Gabriel Sater, Trio Violada, Coral estudantil e danças indígenas.

Investimentos

O “Desafio de Inovação Pantanal Tech” premiou três projetos com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as demandas sul-mato-grossenses, impulsionando a inovação no setor acadêmico com a disponibilização de bolsas de desenvolvimento e pesquisa.

O evento também contou a assinatura de novos convênios para investimentos na universidade no campus Aquidauana, para cursos de extensão, restaurante e muito mais.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnica para o cuidado dos parques ambientais da região.  Outra ação importante foi a entrega da rede de fibra óptica do programa Infovia Digital para UEMS Aquidauana. A instalação da Infovia Digital vai cobrir todo o Estado e já compreende 42 municípios.

O Pantanal Tech se consolida como um catalisador de mudanças positivas, promovendo a interação entre diferentes setores em prol de um futuro mais sustentável e próspero para o Pantanal de Mato Grosso do Sul.

     

Você também pode gostar...