MS Delas

Search
Close this search box.
25°C

Alinhamento com as ODS

As ODS – Objetivos de Desenvolvimento Social com suas 17 ainda causam muitas dúvidas sobre como alinhar as ações individuais e voluntárias, assim como, as empresas não sabem o que podem fazer para contribuir ou incluir em suas metas tais objetivos.

No entanto, se percebe que todos podemos identificar ações que já foram executadas e as que ainda poderão ser realizadas dentro de suas empresas e na sua vida cotidiana.

E quando se começa a refletir sobre cada uma delas se percebe como temos papel fundamental na sua implementação e realização.

E nesta oportunidade nos permitimos traçar alguns paralelos a seguir para o alinhamento de nossos planos com as metas globais.

 ODS 1 – Erradicação da pobreza – Podemos ser solidários (as), abraçar o voluntariado em causas sociais, buscar participar de projetos sociais além de apoiar as organizações não governamentais (ONGs). Além de outros atos simples do cotidiano como doar alimentos, objetos e outros bens em bom estado para reuso.Encaminhar as pessoas em situação de rua ou qualquer outro tipo de vulnerabilidade para projetos sociais ou atendimentos na rede pública, dar oportunidade de emprego e de estudo. 

 ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável-  Plantar a sua própria horta ou participar da construção de hortas comunitárias, doar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, evitar o desperdício de alimentos, procurar consumir de produtores locais. Ensinar ou contribuir com entidades que ensinam sobre o plantio e aproveitamento de alimentos. Dar o peixe, mas ensinar a pescar.

 ODS 3 – Saúde e bem-estar – Fazer exercícios,dedicar horas para lazer com amigos(as), vacinar as crianças e acompanhar a saúde dos filhos e familiares, incentivar programas de mobilização e informação no combate às doenças epidêmicas como malária, tuberculose, dengue e febre amarela, incentivar e divulgar nas comunidades sobre a higiene, que é primordial no combate a diversas doenças. Encaminhar idosos para atendimento em projetos e rede pública de saúde. Não se utilizar de qualquer tipo de drogas, cuidar da saúde mental.

 ODS 4 – Educação de qualidade – Valorizar a educação das crianças, acompanhar o desenvolvimento das crianças, participar das reuniões de pais e responsáveis e colaborar com a escola que o(a) filho(a) estuda, doar equipamentos e livros em bom estado de uso para as escolas, bibliotecas, instituições voltadas ao atendimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cobrar políticas públicas que melhorem a qualidade da educação na primeira infância. 

 ODS 5 – Igualdade de gênero – Conhecer e apoiar candidaturas de mulheres, pessoas transgênero e não-binárias nas eleições em todos níveis federativos (municipal, estadual e federal), comunicar uma situação de violência através do número 180, incentivar a educação de meninas e mulheres, apoiar ações que promovam a igualdade de gênero, divulgar e apoiar politicas públicas que visem a cultura da paz, a equidade e a igualdade de oportunidades.

ODS 6 – Água potável e saneamento – Reutilizar a água sempre que possível, mas cuidando de sua preservação, reparar vazamentos ou comunicar a empresa responsávelpara imediata solução, calcular e verificar a Pegada Hídrica de produtos e serviços para uma escolha de consumo consciente, ajudar a proteger áreas de mananciais, evitar todo tipo de desperdício de água potável..

ODS 7 – Energia limpa e acessível – Comprar eletrodomésticos e equipamentos mais eficientes e com consumo menor, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs, desligar o computador e outros equipamentos na modalidade stand by, apagar as luzes quando desnecessárias.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico – Realizar cursos à distância de aperfeiçoamento profissional, aumentar a confiança entre os moradores do município, apoiar o comércio local, preferindo consumir produtos e serviços de pessoas da sua vizinhança, denunciar trabalho escravo, remunerar dignamente seus empregados, reconhecendo seu direitos e recolhendo impostos e obrigações trabalhistas e previdenciárias.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura – Promover a criatividade dos(as) filhos(as), participar de doação de computadores e outras tecnologias a projetos sociais e escolas públicas, participar de cursos e projetos que tragam a tecnologia como instrumento de progresso.

ODS 10 – Redução das desigualdades – Ensinar em casa cidadania e solidariedade para os(as) filhos(as), doar alimentos, roupas e outros bens para a população em situação de vulnerabilidade social, dê o peixe, mas ensine a pescar.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis – Proteger o patrimônio cultural do município (museus, monumentos e outros), evitar o uso de automóvel sempre que possível, pegar/oferecer carona solidária, bicicleta e outros meios de transportes públicos, trocar por veículos que utilizem energia limpa, realizar intervenções voluntárias nas áreas de uso coletivo (praça, escola, ruas.).

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis  – Doar alimentos e evitar o desperdício, usar produtos de segunda mão, utilizar sacolas reutilizáveis (ecobags) para as compras, procurar se informar sobre os impactos das marcas que você consome e buscar por escolhas mais sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima – Manter o carro regulado, usar combustíveis renováveis, se envolver em campanhas, calcular e verificar sobre o carbono de produtos e serviços, economia de energia, água.

ODS 14 – Vida na água – Evitar o desperdício de água, denunciar desmatamentos e assoreamento de mananciais.

ODS 15 – Vida terrestre – Sempre que possível, buscar por comprar produtos orgânicose incentivar seus familiares e amigos a fazer o mesmo,  plantar árvores, participar de campanhas de proteção a biomas, apoiar ONGs de proteção animal.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes – Ser voluntário(a), realizar campanhas da cultura da paz., ligar para 180 e denunciar casos de violência contra a mulher, denunciar violência contra crianças e adolescentes, promover o diálogo e a comunicação não violenta, não disseminar notícias falsas (fake news) e desinformação.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação – Participar de associações, conselhos e organizações sociais, elaborar projetos sociais e ir atrás de fontes de financiamento coletivo.

​Como podemos ver, todos(as) podemos participar desses objetivos que nada mais são do que metas para que possamos alcançar um mundo mais justo, equilibrado, consciente, sustentável, com paz social e possível de se viver.

Até porque nossos (as) filhos(as), netos(as) farão parte das novas gerações para quem deixaremos esse mundo que estamos construindo agora, e só serão alcançadas as metas traçadas para 2030 que tivermos a mobilização de todos(as).

​Abracemos esses objetivos, inserindo na nossa vida presente as metas definidas, para que o futuro seja de esperança e sonhos concretizados, sem medo de ser feliz!

Dra. Iacita Azamor Pionti

Advogada e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Você também pode gostar...