MS Delas

Search
Close this search box.
22°C

Amigos da Primeira Infância recebem homenagem da Alems 

A Comenda Amigo da Primeira Infância, de iniciativa do deputado estadual João César Mattogrosso, homenageou 20 personalidades que se destacaram na proteção, na contribuição ao desenvolvimento integral e garantia dos direitos da primeira infância, período que abrange os seis primeiros anos completos da criança. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (23) no plenário da Assembleia Legislativa. 

“Satisfação de propor essa Comenda, é uma alegria ver todos e estamos aqui para enaltecer quem defende essa causa. Vocês atuam por meio de políticas que englobam várias áreas, como saúde, educação, esporte e lazer e isso é muito importante. Essa é uma fase em que elas desenvolvem habilidades e competências com maior facilidade, pois o cérebro está mais sensível a estímulos”, discursou João César.

O defensor público-geral de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini também discursou. “A Defensoria Pública busca a modificação da nossa sociedade, uma pessoa só não faz nada, a união de esforços entre Legislativo, Executivo, Judiciário, Defensoria, Ministério Público, além das famílias, com diversas pautas, como o reencontro familiar, no cuidado com os adolescentes em conflito com a lei, enfim, uma gama de serviços voltados à infância que lutamos para oferecer e precisamos ampliar. Enaltecemos esse evento, homenageando a todos que atuam pela promoção dos direitos humanos”.

Participaram também da solenidade os deputados Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), Roberto Hashioka (União) e Mara Caseiro (PSDB). 

Falando em nome dos homenageados, a desembargadora Elizabete Anache discursou. “A primeira fase, desde a gestação até os seis anos de idade, é crucial para a capacidade e aprimoramento do que a pessoa vai ser na vida adulta. Então é a primeira infância que as diferenciam. É nela que ocorrem as primordiais sinapses, é quando tem maior plasticidade. As políticas públicas são cruciais e devem ser permanentemente acompanhadas e aprimoradas. Precisam ser efetivas e corajosas”, destacou.  

Um dos homenageados, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE), Jerson Domingos, compôs a mesa e contou sobre o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, lançado recentemente pelo TCE.

“Hoje estimamos que 35 mil crianças estejam fora das creches. Tecemos as críticas, não deixo de incorporar o sentimento político após 20 anos de atuação aqui na ALEMS, mas agora representando a sociedade e o TCE, a maneira mais concreta é trabalhar para ofertar às crianças as garantias que todas as leis oferecem. Sem creche a mãe não pode trabalhar e angariar uma vida melhor. A criança é a prioridade maior e todos nós temos que ter participação direta e indireta de mudar essa realidade. E por isso a minha emoção estar aqui hoje, recebendo essa homenagem e junto a pessoas que lutam pela causa”, disse Jerson Domingos.

Outra personalidade homenageada com a Comenda, foi a assessora do Gabinete da Defensoria Pública Geral de MS, Kátia Regina Nunes Ribeiro Motti. Formada em pedagogia, Kátia acumula vasta experiência em defesa da primeira infância. Especialista em psicopedagogia e mestre em educação, Kátia já foi vice-presidente da Associação Municipal da Organização Municipal para a educação pré-escolar e membro do fórum permanente de educação infantil de MS.

Já atuou também na docência do magistério em educação infantil, séries iniciais e ensino superior na rede pública e privada de Campo Grande. Trabalhou como técnica da área da infância na Fundação de Promoção Social de MS e como assessora técnica na Secretaria de Estado de Governo no Programa de Ações Integradas – Erradicação do trabalho infantil em MS e pacto pela primeira infância do Governo do Estado, entre outros. 

Além das personalidades acima citadas, também foram homenageados: Cheila Cristina Vendrami, Ednir Freitas de Azambuja, Renata Cortada Dupas, Priscila Fermino dos Santos, Viviane Ramires Hoffmeister, Tania Nachiro da Silva, Rosineri Ferreira Santos Lopes, Chrystian Toigo, Eguiliell Ricardo da Silva, Ângela Maria Costa, Maria de Fátima Barbosa, Rosane Moccelin de Arruda, Bruno Bertoli Grassani, Nicolau Bacarji Junior, Débora Maria de Souza Paulino, Anne Karine Sanches Trevizan Duarte e o padre Valdeci Marcolino, em nome da Cotolengo Sul-mato-grossense, que atende pessoas com paralisia cerebral.

O evento contou com apresentações de abertura do Coral do Sesc Lageado, da banda fanfarra da instituição dedicada às pessoas com síndrome de down, Juliano Varella e do grupo Aventureiros Desbravadores.  

Olga Cruz

Você também pode gostar...