Ninguém gosta de ter dor, mas existem algumas que podem realmente nos fazer ir além em nossos limites. O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores dores que podemos sentir em decorrência de algumas doenças.
Confira.
Fratura óssea
Essas são as 21 piores dores que um ser humano pode sentir. Confira!
Direitos Autorais: Freepik
Só quem já rompeu um osso sabe o quanto isso pode ser doloroso, além de nos deixar inchados. A dor da fratura é muito difícil de suportar, e quando o osso não é colocado no lugar, é necessário cirurgia para resolver a situação.
Cefaleia em salvas
Esse é um dos piores tipos de dor de cabeça, quem age em ciclos, intercalando extrema dor com uma sensação de melhora. Quando experimentamos essa dor, também podemos enfrentar olhos lacrimejantes e narizes congestionados.
Ombro congelado (capsulite adesiva)
Essas são as 21 piores dores que um ser humano pode sentir. Confira!
Direitos Autorais: Freepik
Essa também é uma das dores mencionadas pelo NHS, que é acompanhada da incapacidade de movimentarmos os ombros. Essa dor tem como causa oengrossamento da cápsula do ombro, onde são desenvolvidas as aderências.
Infarto
O infarto não podia deixar de estar nessa lista. Ele se caracteriza pela obstrução de alguma artéria coronariana, causada por placas de gordura, que impede a chegada do sangue ao coração. A dor intensa no peito, com um sentimento de pressão, é um de seus sintomas mais comuns, que também pode ser acompanhado de suor frio, enjoo, entre outros. É necessário buscar ajuda imediata ao se deparar com essas situações.
Hérnia de disco
A hérnia de disco acontece quando o gel que fica entre as vértebras da coluna é empurrado para fora. Os pacientes sentem muita dor porque começa a acontecer um atrito entre os ossos.
Anemia falciforme
Esse nome complicado caracteriza uma doença hereditária. Nela, os glóbulos vermelhos ficam em formato meia-lua, causando anemia crônica pela destruição excessiva das células anormais. Quem convive com a anemia falciforme pode experimentar a crise de dor falciforme, composta por dores nos ossos dos braços e pernas e também abdominais, vômito, febre e falta de ar.
Artrite
A artrite também apareceu na lista. Ela é caracterizada pela diminuição da cartilagem entre as articulações, o que também deixa os ossos em atrito, assim como a hérnia, causando dor. Comum especialmente durante o envelhecimento, ela pode ser agravada por atividades que envolvem a sustentação de peso, até mesmo as mais simples como se manter de pé.
Enxaqueca
Muitas pessoas experimentam essa dor, mas várias não sabiam que ela está entre uma das piores. “A enxaqueca é geralmente uma dor de cabeça moderada ou intensa sentida como uma dor latejante em um lado da cabeça”, explicou o NHS. Em alguns casos, ela também vem junto a enjoo, vomito e sensibilidade à luz.
Herpes-zóster
O herpes-zóster ou cobreiro, é uma doença que causa erupção cutânea dolorosa, conforme explicado pelo NHS. Geralmente, as dores são em um lado do corpo, na região do peito ou da barriga. Ela é causada pelo mesmo vírus da catapora.
Dor pós-cirurgia
As dores do pós-operatório de determinadas cirurgias também estão nessa lista
Dor no nervo ciático
Você certamente já viu pelo menos uma pessoa reclamando da dor no nervo ciático, e não foi à toa. Quando acontece uma inflamação ou compressão no maior osso do corpo, é comum que os pacientes tenham dores que se assemelham a de uma inflamação ou até mesmo de facas. Também podem sentir dormência da cintura para baixo, em um dos lados da perna.
Pedra nos rins
Essa também é uma das piores dores que podemos sentir, focadas na região abaixo das costelas, podendo se irradiar. Ela vem junto de vômitos e náuseas.
Pedra na vesícula
Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. A dor intensa é comparada ao corpo sendo separado na região do abdômen por objeto cortante.
Síndrome da dor regional complexa
Essa doença costuma surgir após uma lesão nas mãos ou nos pés, e acontece com muita intensidade no corpo, com uma duração elevada.
Neuralgia do trigêmeo (tique doloroso)
Essa dor facial intensa acontece por conta da disfunção do quinto nervo craniano (nervo trigêmeo). Ele é responsável por transportar informação sensitiva do rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação. A dor intensa pode acontecer de maneira espontânea ou quando tocamos em um gatilho no rosto. Ela pode se tornar incapacitante.
Pancreatite aguda
Começando de maneira súbita, essa dor é caracterizada pelo inchaço do pâncreas. Pode ser ocasionada pelo consumo prolongado e exagerado de bebidas alcoólicas e também por cálculos biliares. A dor aguda acontece na parte superior do abdômen, podendo ir até o meio das costas, acelerando os batimentos e causando enjoos e vômito.
Gota
A gota não poderia ficar de fora da lista. A condição é provocada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações devido a elevadas concentrações elevadas da substância no sangue e provoca uma dor muito grande nos pacientes. A dor é causada pela inflamação e dor grave nas articulações ou tecidos.
Úlcera estomacal
Segundo o NHS, “o sintoma mais comum de uma úlcera no estômago é uma dor ardente ou lancinante que se desenvolve no abdômen”. Sua duração varia de minutos a horas e geralmente começa após a refeição. Algumas pessoas também experimentam crises de dor durante a noite
Apendicite
Quem já teve apendicite sabe por experiência própria que é sim uma das piores dores. Quando o apêndice, pequena bolsa localizada em uma extremidade do intestino grosso, inflama, as dores que se concentram no meio da barriga se tornam constantes e intensas. Se trata de uma condição urgente em que é preciso cirurgia.
Fibromialgia
Entre os principais sintomas da fibromialgia estão: dor muscular difusa crônica associada a fadiga, depressão e distúrbio do sono, enxaqueca, síndrome do cólon irritável, parestesias, zumbido e vertigem. Todas elas podem causar muita dor, e afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.
Endometriose
A endometriose acontece quando o tecido endometrial, que fica dentro do útero, é inflamado. O normal é que grande parte desse tecido seja eliminado durante a menstruação. No entanto, em quem tem endometriose as células não são eliminadas e acabam sendo direcionadas para outras áreas da cavidade abdominal, formando nódulos inflamatórios conforme se multiplicam. As dores podem ser muito intensas, muitas vezes fazendo com que os pacientes precisem ser internados.
*fonte: O Segredo





