MS Delas

Search
Close this search box.
32°C

Bonito 2023, o Festival mais verde e sustentável 

Durante os quatro dias de Festival a neutralização de emissão de CO2 e a gestão de resíduos sólidos, foram os focos da Fundação de Turismo de MS que esteve presente no festival com estandes voltados para a preocupação com o meio ambiente, com a sustentabilidade, seguindo a premissa do Governo do Estado, em ser um “Estado verde, próspero e inclusivo”. 

Bonito é o primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo e atrativo de ecoturismo do destino, é também o primeiro a receber a ‘Certificação Climate Positive’ do mundo.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, destaca as ações da Fundtur/MS no evento. “Fomos bem atuantes nesta edição do Festival de Inverno de Bonito, começando pela participação nas discussões junto à comunidade e também com ações de sustentabilidade, com o objetivo de apoiar para que este fosse o primeiro Festival carbono neutro do Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo foi zerar as emissões de carbono no festival promovendo um evento lixo zero, trabalhando dentro da meta de que MS seja território reconhecido internacionalmente como Carbono Neutro até 2030”.

Em parceria com a sturtup Du Bem, o estande fez a gestão residual com trabalho em dois eixos: educação sobre descarte correto do lixo e reciclagem, que além de disponibilizar lixeiras de recicláveis e coleta para a cooperativa de catadores, com painel demonstrativo sobre o quanto foi preservado do meio ambiente com o descarte correto do lixo durante os 4 dias de evento. Quem esteve presente no estande coordenando os trabalhos foi a consultora socioambiental Ana Fransolozo. 

Quem foi ao Festival de Inverno de Bonito, pôde contribuir para a sustentabilidade de maneira significativa. O descarte de latinhas, garrafinhas de água, sacolas plásticas, papelões e outros resíduos tiveram coletores apropriados, distribuídos em diversos pontos do evento para terem sua destinação adequada, realizada pela startup Du Bem.

Outro estande que fez sucesso, foi realizado pela sturtup Compensei, onde cada participante que chegou ao Festival pôde neutralizar o carbono emitido na viagem preenchendo o “carbonômetro” do evento. (Imagens: Redes Sociais de Ana Fransolozo).

Olga Cruz 

Você também pode gostar...