A estreia nesta segunda-feira (24) do Brasil na Copa do Mundo Feminina mostrou que a seleção brasileira está obstinada para conquistar seu primeiro título do campeonato. As meninas venceram o Panamá por 4 a 0 no estádio Hindmarsh Stadium, na Austrália. Dos 4 gols, 3 deles foram da jogadora Ary Borges, que tem 23 anos.
Natural de São Luís (MA), Ary mora em São Paulo desde os 10 anos de idade. No campo, a jogadora atua como meio-campista, e com os gols no jogo de hoje, é a primeira brasileira da história da seleção a marcar 3 já na estreia.
Além da seleção brasileira, Borges joga atualmente no Racing Louisville, clube norte-americano. Apesar de jogar no futebol estadunidense, Ary Borges teve passagens por alguns clubes brasileiros antes de jogar pelo Racing Louisville. Ela começou a carreira no Centro Olímpico de São Paulo. Em 2017, começou a jogar pelo Sport e, em 2019, passou a compor o time do São Paulo Futebol Clube.
Em 2020, a jogadora deixou o Tricolor Paulista pelo Palmeiras e ficou por lá até conquistar a vaga no Racing Louisville, mas não antes de se tornar um destaque do futebol brasileiro feminino. Para se ter ideia, Ary Borges é bicampeã paulista e foi fundamental para a conquista do Verdão da Copa Libertadores em 2022.
Pelo Palmeiras, Ary fez 36 gols em 86 jogos. Ela também venceu o Sul-Americano Sub-20 de 2018, pelo Sport. É uma goleadora nata.
Na seleção
A vinda de Ary Borges para a seleção brasileira feminina faz parte da estratégia da técnica Pia Sundhage de renovar as jogadoras. A sueca testou 90 atletas, buscando mesclar juventude com experiência. Dos 23 nomes do grupo, metade nunca estiveram em uma Copa do Mundo.
Confira a escala da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, bem como os clubes que atuam.
Goleiras
Letícia Izidoro (Corinthians)
Luciana (Ferroviária)
Camila Rodrigues (Santos)
Laterais
Antônia (Levante)
Bruninha (Gotham FC)
Tamires (Corinthians)
Zagueiras
Kathellen (Real Madrid)
Lauren (Madrid CFF)
Mônica Hickman (Madrid CFF)
Rafaelle (Arsenal)
Meias
Adriana (Orlando Pride)
Ary Borges (Racing Louisville)
Duda Sampaio (Corinthians)
Andressa Alves (Roma)
Luana (Corinthians)
Ana Vitória (Benfica)
Atacantes
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Debinha (Kansas City Current)
Geyse (Barcelona)
Kerolin (North Carolina Courage)
Nicole (Benfica)
Gabi Nunes (Madri CFF)
Marta (Orlando Pride)
Redação





