MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Cães resgatados das enchentes no RS ganham ensaio fotográfico para serem adotados

Com olhar sofrido e traumas que ainda vão demorar um tempo para passar, cães resgatados das enchentes do Rio Grande do Sul ou que não puderam ser levados pelos tutores ganharam um dia de modelos em busca de novos lares. Fotógrafos e veterinários de Pelotas improvisaram um ensaio fotográfico num abrigo da cidade. A comovente ação é para que os animais consigam adoção. “No espaço havia 70 cães. Cada um com uma história diferente, mas em busca de ajuda devido à situação crítica na cidade”, como contou a fotógrafa Rafaela Siqueira e Silva.

“Lá a gente tem tudo que é tipo de cachorro. Alguns cães com donos, outros que a gente tinha certeza que não tinham, que eram de rua e foram recolhidos. Outros comunitários e a gente tinha o contato do responsável, mas que autorizaram a adoção porque é melhor do que deixar o bichinho na rua. Todos vão para adoção com um termo de responsabilidade”.

O ensaio foi realizado no próprio abrigo. Um pano foi colocado, luzes foram improvisadas e os cães viraram modelos. Não demorou muito e, logo, a iniciativa deu certo e viralizou.

“Como aqui só chovia, a gente improvisou o espaço ali mesmo. A gente botou um tecido e uma luz para conseguir fazer as fotos e eu fui fazendo. Depois eu coloquei no Instagram e as pessoas começaram a compartilhar. Eu já tive um bom retorno e já li muitos dos animais foram adotados”, explicou. 

Dos 70 cães que estavam no abrigo, 14 já foram adotados e outros puderam voltar para casa. Como algumas áreas na cidade já estão com o nível de água mais baixo, segundo a CBN, os tutores que deixaram os cães nos abrigos retornaram. 

No local, além de alimentação, os animais também recebem atenção especial com a saúde física e mental. O contato com outros pets e o cuidado especializado também ajuda neste processo de retomada na vida dos animais.

Entre os cães que permanecem no abrigo para pets, algumas cadelas estão prenhas. Por isso, novos cãezinhos em breve também vão entrar na fila da adoção. Uma nova campanha com os filhotes deve ser feita para encontrar tutores para os novos cães. 

Mais de 12 mil animais de estimação e silvestres já foram resgatados das áreas alagadas no estado. Entre os resgatados, há, principalmente, cães e gatos, mas também aves e cavalos. 

De acordo com a secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, os animais resgatados passam por uma triagem veterinária. Os que estão em bom estado de saúde são devolvidos aos tutores. Quando não são identificados, os animais são enviados para abrigos públicos, organizações não governamentais ou para clínicas veterinárias, caso estejam feridos.

Para ajudar ou contatar o abrigo acesse o Instagram Abrigo Temporário Fit 2K

*Com informações de O Globo e Redes Sociais

Você também pode gostar...