Balneário Sete Quedas é ponto turístico em MS. (Reprodução, Instagram)
As fortes chuvas dos últimos dias provocaram estragos em Mato Grosso do Sul. Em várias regiões, enchentes interditaram pontes e estradas. Diante dos danos, alguns municípios decretaram situação de emergência.
Rio Verde
As chuvas intensas registradas em Mato Grosso do Sul não pouparam um dos pontos turísticos mais procurados do Estado: o balneário Sete Quedas do Didi. O local, conhecido por suas quedas d’água cristalinas e área de camping, fica no município de Rio Verde de Mato Grosso, a 206 km de Campo Grande.
Vídeos gravados por Andres Claudio de Souza, filho de Didi, nesta quarta-feira (4), mostram o volume expressivo de água que cai pelas quedas após o período de chuvas intensas na região, nas últimas 24 horas.
Segundo ele, a cabeceira do rio fica cerca de 20 km acima do balneário. No entanto, como choveu de forma intensa na terça e na quarta-feira, as pedras ficaram submersas e a água, turva.
“Choveu muito, praticamente o dia e a noite inteiros. Hoje, no período da manhã, deu uma parada. O rio enche rápido, mas, depois que a chuva cessa, vai normalizando”, explica. (Fonte: Midiamax)
Rio Negro
A prefeitura decretou situação de emergência nesta quarta-feira (4), por 180 dias, devido aos danos causados pela chuva. Mais de 700 pessoas estão isoladas, e os prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município. Os danos humanos, materiais e ambientais públicos e privados, ainda estão sendo contabilizados.
Corguinho
A Defesa Civil decretou situação de emergência por causa das chuvas que atingem o município desde o início de fevereiro. O Rio Taboco transbordou, provocando alagamentos em casas, destruição de pontes e danos às estradas rurais e à Rodovia MS-352.

Na região da Fazenda Santo Onofre, uma ponte foi totalmente destruída. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos duas famílias estão desalojadas e há moradores isolados na Comunidade Boa Sorte.
O contato da Defesa Civil de Corguinho é (67) 99625-8401.
Coxim
A prefeitura informou que o decreto de situação de emergência será publicado nesta quinta-feira (5).
Equipes estão nas ruas monitorando os estragos e o nível dos rios. Moradores ribeirinhos estão sendo levados para locais seguros. Duas famílias já foram resgatadas.
Aquidauana
A prefeitura emitiu um alerta para risco de enchentes nas próximas horas, principalmente na Colônia Buriti e no bairro Guanandy. A orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone do plantão social (67)99288-3963.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/O/u/6n6wRrRBC057lvAK0uWw/whatsapp-image-2026-02-03-at-11.02.35.jpeg)
Cabeceira de ponte desabou e deixou famílias de assentamento isolada. — Foto: Defesa Civil Municipal de Corguinho
G1-MS





