Em uma cerimônia marcada por comprometimento e representatividade, novas integrantes tomaram posse no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Campo Grande na tarde de quinta-feira, 17 de julho. A solenidade foi realizada no auditório da Assessoria de Assistência aos Órgãos Colegiados (AAOC) e contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, que deu posse às novas conselheiras.

As nomeações foram publicadas no Diogrande no dia 8 de julho de 2025, oficializando as representantes que vão atuar na defesa e na promoção dos direitos das mulheres na Capital. Composto por 40 conselheiras – sendo 20 titulares e 20 suplentes, o CMDM é uma instância consultiva e deliberativa de extrema importância que tem como missão principal orientar, planejar e propor iniciativas que contribuam para a eliminação da discriminação contra a mulher, assegurando sua participação plena no desenvolvimento econômico, social, político e cultural da cidade.
A nova diretoria do CMDM permanece sendo liderada por Iacita Azamor Pionti, que continua na presidência do conselho. A vice-presidência ficará a cargo de Maria Angélica Fontanari, enquanto as funções de secretárias continuarão sendo exercidas por Ianê Milan, Cláudia Cafure e Cleuza Vasconcellos.

Na cerimônia, a prefeita Adriane Lopes destacou a relevância do colegiado para o avanço das pautas femininas em Campo Grande. “A presença ativa das mulheres na construção de políticas públicas é essencial para uma cidade mais justa, segura e igualitária. O Conselho cumpre um papel essencial nesse processo e a posse das novas conselheiras é mais um passo rumo a essa transformação”, afirmou.

A presidente do CMDM, reforçou o papel estratégico do órgão para o desenvolvimento de ações concretas em todas as regiões da cidade. “Quero ressaltar a importância do trabalho realizado por esse conselho e o quanto ele impacta positivamente a vida das mulheres de Campo Grande nas sete regiões urbanas e nos dois distritos do município. Para que possamos avançar cada vez mais, é de suma importância ouvir as mulheres e nós somos essa ponte”, disse Iacita.

Para a vice-presidente, Angélica Fontanari, o momento é de união e comprometimento. “É um privilégio poder fazer parte desse conselho tão importante, tão necessário, que pode contribuir muito na construção de políticas públicas viáveis, possíveis e eficazes na proteção das nossas mulheres”.

Representando a Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul, a conselheira Mirian Mirella Ballatore Holland Tosta reforçou a importância da inclusão. “A política pública também precisa chegar na mulher com deficiência e o conselho é fundamental para garantir o protagonismo a essas mulheres na sociedade como um todo”.
CMDM
O colegiado é formado por 20 entidades, sendo 10 governamentais e 10 da sociedade civil. Entre os órgãos públicos que integram o conselho estão a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Educação (Semed), Turismo e Lazer (Sectur), Planurb, Funsat, Semu, Sesdes e AMHASF.
Já o segmento da sociedade civil é representado por instituições de notável atuação na defesa dos direitos humanos e empoderamento feminino, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Amizade, BPW Campo Grande, OAB, Associação das Mulheres com Deficiência, Associação dos Advogados Trabalhistas, Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Ong Paridade de Verdade e a Ong Ipê Rosa.

A composição do Conselho ficou assim:
Representantes de Órgãos Governamentais
Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Titular: Flávia Pieretti Cardoso
Suplente: Andréia Machado da Silva Milandri
Secretaria Executiva da Mulher – SEMU
Titular: Maria Angélica Fontanari de Carvalho e Silva
Suplente: Tatiana da Silva Lima
Secretaria Municipal de Saúde – SESAU
Titular: Alecsandra Fernandes da Silva
Suplente: Kellen Cristiane Gomes Veiga
Agência Municipal de Habitação de Campo Grande – EMHA
Titular: Jane Aracy da Cunha Gualberto
Suplente: Maria Helena Bughi
Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável – SEMADES
Titular: Nicolle Rita Saad
Suplente: Maria Isabel Dan
Secretaria Executiva de Cultura – SECULT
Titular: Sueli de Oliveira Gonçalves
Suplente: Vanessa Basso Perosa
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SAS
Titulares: Bárbara Cristina Fernandes Rodrigues de Mesquita e Gisele dos Santos
Suplentes: Sandra Gonçalves de Souza Arte Costa e Ludiane Locatelli Boschetti Borges
Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – PLANURB
Titular: Maria Maitê de Godoy Paré Mendonça
Suplente: Eunice Pacheco Lino Pedroso
Fundação Social do Trabalho de Campo Grande – FUNSAT
Titular: Ilda Ferreira de Medeiro da Silva
Suplente: Gilcemara Pacheco
Representantes da Sociedade Civil
Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul – AMDEF-MS
Titular: Regina Maria da Cruz
Suplente: Mirian Mirella Ballatore Holland
Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande – BPW-CG
Titular: Iane Geny da Silva Milan Simões
Suplente: Rosely Aparecida Molina
Paridade de Verdade
Titular: Claudiani Cardoso Catrinck de Rezende
Suplente: Ana Cristina Abdo Ferreira
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/MS
Titular: Beatriz Fonseca Sampaio Stuart
Suplente: Denise Tiosso Sabino
ONG Ipê Rosa
Titular: Claudia Cafure Alves Corrêa
Suplente: Olga Cristhian da Cruz Mongenot
Associação Casa da Amizade – ACA
Titular: Doroti Candido da Silva
Suplente: Paola Matos de Rezende Guimarães Neves
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Titular: Cleuza Ananias Vasconcellos
Suplente: Izaura Saad do Amaral
Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – ABMCJ-MS
Titular: Marcella Matos Rezende Guimarães
Suplente: Luciana Branco Vieira
Associação dos Advogados do MS
Titular: Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti
Suplente: Rafaela Tiyano Dichoff Kasai Araújo Lima








A posse das novas conselheiras representa não apenas uma renovação, mas também o fortalecimento do compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e sensível às pautas femininas. Com representatividade, pluralidade e experiência, o CMDM segue firme na missão de transformar realidades e garantir que a voz das mulheres ecoe em todas as esferas do poder público municipal.
Olga Cruz





