MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

Com mais de 120 atrações, Festival América do Sul consolida cultura de MS e ascende economia em Corumbá

Um rico e imenso “rio cultural” banha a cidade de Corumbá, durante os quatro dias da 17ª edição do Festival América do Sul (FAS 2023). 


“São mais de 120 atrações divididas em quatro dias com 15 horas de programação diária. Um trabalho realizado por um exército de fazedores de culturas, de pessoas dedicadas a construir tudo isso aqui e muito mais, deixando a semente da cultura para todos”, declarou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes, na abertura do Festival, que contou com a presença de personalidades e autoridades de MS, na noite desta quinta-feira (9), em meio a uma natureza incrível, tendo o Rio Paraguai como cenário. 


Na abertura do espetáculo de cores, ritmos, idiomas, sotaques, sabores e arte, que mistura cultura latina secular rica e de povos que cultivam paz e prosperidade, o secretário da Setescc, Marcelo Miranda, agradeceu ao governador Eduardo Riedel, ao prefeito de Corumbá Marcelo Iunes e também a toda a sua equipe pelo apoio no planejamento e realização do FAS 2023. 


“Tudo foi preparado com muito carinho valorizando essa cidade que é tão importante para a cultura de Mato Grosso do Sul. Como o governador [Eduardo Riedel] diz: Quem ouve mais, erra menos. Construímos este festival ouvindo a todos! Agradeço o apoio e a participação dos fazedores de cultura aqui de Corumbá”, discursou Marcelo Miranda. 

Com atrações gratuitas, promovendo a inclusão social e o conhecimento a todos sem distinção, o governador de MS, Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama, Mônica Riedel, caminhou, distribuiu carinho e abraços à população e aos artistas presentes. Tocou instrumentos de percussão e ainda com muita alegria, deu o seu recado na abertura do festival. 

“Não é à toa que Corumbá é chamada de berço da cultura sul-mato-grossense! A Rota Bioceânica não passa em Corumbá, mas a integração entre os países da América Latina se faz presente todos os dias, e a prova disso, é essa festividade linda, que respira cultura, arte e cidadania, através de diversas expressões, desde a música, até a gastronomia. Isto nos dá orgulho de ser sul-mato-grossense e cada vez mais integrados ao Paraguai, Bolívia, Chile e Argentina. Esta relação é cada vez mais forte com nossos vizinhos, passando a respeitar e compreender enquanto América do Sul. Este Festival traz toda esta característica da integração regional. Temos sempre que lembrar que somos uma nação de paz. Que este festival que se inicia hoje possa renovar nossas raízes, nossa identidade, e é claro, que traga alegria para toda a nossa gente!”, destacou Eduardo Riedel. 

“Uma noite riquíssima em encontros, cultura, arte e boas energias. Pelas fotos, já deu para ver que eu amei a experiência vivida na abertura do Festival América do Sul. Agradeço imensamente a receptividade e o entusiasmo de todos os artistas e organizadores. Mais um momento para a coleção de experiências únicas que tenho vivido nos últimos meses. Que o Festival seja, como sempre, um grande sucesso no calendário cultural de Mato Grosso do Sul”, escreveu em suas Redes Sociais Mônica Riedel.


“Esse evento é um investimento na cultura, um evento que gera muito emprego e  renda aqui no município de Corumbá. São muitas famílias aqui nesses dias que vai conseguir recursos para sustentar suas famílias e seus lares, porque o berço da cultura sul-mato-grossense é aqui em Corumbá”, discursou o prefeito Marcelo Iunes.


O secretário-executivo do PROCON-MS, Angelo Motti, está em Corumbá desde a terça-feira (8) para o 22º Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul – Sistema Estadual de Defesa do Consumidor de MS, o evento acontece até esta sexta-feira (10). Motti também prestigiou a abertura oficial do FAS 2023. 

Mestres Cururueiros


Um dos momentos marcantes da abertura foi a homenagem a 23 mestres “Cururueiros do Pantanal” –  artesãos/violeiros que dominam a arte secular de fabricar e tocar a viola-de-cocho, instrumento registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Doze mestres de Mato Grosso do Sul e onze de Mato Grosso foram homenageados no palco Integração.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura destacou ainda a sua gratidão pela realização do festival que teve como atração principal de abertura, show com o cantor Amado Batista. “Expressão cultural de todas as raças, credos e cores esse é o Festival América do Sul 2023. Muita emoção e gratidão de estar a frente deste projeto como Diretor Presidente da Fundação de Cultura. Cada momento está sendo de uma riqueza e aprendizado únicos!”, agradeceu Eduardo Mendes.


O FAS 2023 está com mais de 120 atrações, 15 horas de programação diárias com danças, teatros, músicas, oficinas, espetáculos circenses e de grupos folclóricos do Brasil, Bolívia, Paraguai, Chile e demais países amigos, até o dia 12. São esperadas, nos quatro dias do Festival, mais de 140 mil pessoas, brasileiros e estrangeiros, em um evento que promove a magia, alegria e a paz entre as nações vizinhas.

Olga Cruz 

Você também pode gostar...