Foi usado de um tudo. De caixa de pizza que serviu como tela até muita imaginação para pintura, dobradura e montagem de slide. Alunos do grupo 5 do 5º ano da Escola Municipal Carlos Henrique Schrader, localizada no Jardim Flamboyant, em Campo Grande, homenagearam e receberam a artista e escritora Mara Calvis, nesta segunda-feira (2).



Antes da culminância do projeto, desenvolvido durante dois meses em sala de aula, os alunos fizeram a releitura de livros escritos por Mara. Muitos se encantaram com a possibilidade de viajar através do livro sem sair do lugar.
Maria Rita Souza Rios tem apenas 6 anos, estuda no grupo 5, e disse que gostou muito da personagem Morgana, do livro Morgana e a Chalana. “Foi muito legal pintar sobre a história e eu gostei bastante do livro que fala sobre a Morgana, foi meu preferido”.
O aluno Bento Souza Maia, de 8 anos, matriculado no 3º ano, ajudou a fazer uma chalana de dobradura, que foi exposta na escola. “Eu já sabia fazer avião de dobradura, mas nunca uma chalana, foi difícil porque tinha que dobrar várias vezes. O livro que eu mais gosto da Mara é o As Aventuras de Ygor, o Peixe Barbado”.
Nícolas Sanchez Rodrigues, do 4º ano, de 10 anos, gostou do mesmo livro citado por Bento. “Eu li três livros da Mara e gostei bastante das Aventuras de Ygor porque tem arara, meu bicho preferido. Eu gostei muito da história da Morgana também, porque ela viaja para o Pantanal e eu queria ter essa oportunidade”.

Segundo a diretora da unidade escolar, Danieli Priscile Palmeira, é a primeira vez que a escola desenvolve um projeto como este. “O projeto foi tomando tamanha proporção que todo mundo ficou envolvido, todos os professores e servidores. Oportunizar isso aos nossos alunos incentiva a leitura, interpretação, imaginação e a Mara trabalha com conscientização e isso envolve os alunos também”.
De acordo com a coordenadora da unidade, Luciana de Moura, foram dois meses de trabalho em sala de aula. “Os professores trabalharam com os alunos a parte de pintura, produção de texto, teatro, os alunos criaram slides, fizeram uma releitura de um dos livros da artista. E eles ficaram tão envolvidos que quando viram a Mara, a aplaudiram de tanta felicidade”.

Mara Calvis tirou a manhã para responder às dúvidas dos alunos, abraçar e passar informações sobre como teve a ideia de escrever os 30 livros publicados. “Em todas as minhas obras eu coloco pesquisas científicas para agregar informação que traga conhecimento para os alunos e que isso possa instigar novas pesquisas, mas que seja multiplicador das informações, tanto para formar o cidadão do futuro e que não se acanhe a buscar nossos conhecimentos”.
Com relação ao acolhimento que teve hoje dos alunos, Mara se sente reenergizada com o carinho. “Os trabalhos que eles fazem, quer seja através da pintura, ilustração, releitura é um termômetro de que estou no caminho certo, continuar fazendo projetos para doar livros para bibliotecas públicas”.
Redação





