Discutir os avanços e capacitar os policiais civis de Mato Grosso do Sul que atuam no combate à violência contra a mulher, são os objetivos da 1ª Conferência Estadual das Delegacias de Atendimento à Mulher, que será realizada no Bioparque Pantanal, dia 20 de março, a partir das 8h. O evento contará com painel de discussões e homenagens às ações desenvolvidas pelas delegacias.
Na sexta-feira (16), o governador Eduardo Riedel recebeu o grupo de delegadas que atuam na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), em Campo Grande, e que contribuem também na organização da conferência.
As delegadas Elaine Benicasa, Maíra Machado, Fernanda Piovano, Marianne Souza, Analu Ferraz e Riccelly Donha entregaram em mãos o convite ao governador Eduardo Ridel, para prestigiar a “I Conferência Estadual das Delegacia de Atendimento à Mulher do Estado do Mato Grosso do Sul.
“Será um evento cheio de simbolismos, temas diversos e motivação”, explicou Elaine Cristina Benicasa, delegada titular da DEAM em Campo Grande.
Segurança
Atualmente, a Polícia Civil mantém em funcionamento as Salas Lilás em 35 municípios do Estado. O espaço é dedicado, exclusivamente, para atender mulheres, adolescentes e crianças vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade. O local foi projetado para proporcionar conforto, com móveis e decoração cuidadosamente selecionados para criar um ambiente aconchegante e tranquilo para as vítimas.
As salas oferecem ambiente acolhedor e seguro para as famílias que precisam de ajuda, além de equipada com recursos tecnológicos e materiais que garantem privacidade e sigilo das informações compartilhadas.
Mato Grosso do Sul também conta com a Casa da Mulher Brasileira, em funcionamento na Capital, e com 12 Delegacias de Atendimento à Mulher, uma em cada Delegacia Regional de Polícia Civil do Estado.
No dia 29 de janeiro deste ano, para fortalecer ações voltadas ao combate à violência de gênero e à proteção das mulheres em situação de risco, o Governo do Estado e o Governo Federal firmaram cooperação técnica para adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência” e para implementação da unidade da Casa de Mulher Brasileira em Dourados e Corumbá.
A primeira Sala Lilás da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul foi inaugurada na Delegacia de Polícia de Sidrolândia em 2019, e desde então mais 34 municípios receberam a estrutura dedicada ao atendimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.
*Com informações do Governo do Estado.
Olga Cruz









