MS Delas

Search
Close this search box.
27°C

 “Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é mais trabalhoso”

A celebra afirmação foi feita pelo médico psiquiatra, educador e escritor, Içami Tiba, que nos deixou em 2015, no entanto, suas valiosas reflexões continuam ajudando muitas pessoas a encontrar a melhor maneira de se relacionar melhor consigo mesmas, com o mundo ao seu redor e com os seus filhos.

As orientações de Içami certamente já iluminaram as mentes e corações de muitos pais, ajudando-as a desenvolver a sabedoria necessária para guiarem os filhos por caminhos coerentes, começando pelo próprio exemplo.

Os filhos de Içami, André e Luciana Tiba, mantêm um perfil no Instagram com o nome do pai, e constantemente publicam frases relevantes do psiquiatra, para continuar transmitindo o seu conhecimento para as novas gerações.

Recentemente, eles repostaram uma publicação com uma frase impactante sobre a relação entre pais e filhos, que certamente nos faz repensar sobre a maneira como estamos lidando com os pequenos.

A frase de Içami diz: “Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é mais trabalhoso”.

Certamente, muitos de nós podemos nos identificar com essa citação e entender perfeitamente o que Içami quis dizer com essas palavras.

Muitos pais confundem criar filhos com educá-los. Podem acreditar que sua única obrigação é atender às necessidades básicas dos pequenos, até que tenham idade suficiente para administrar a vida por conta própria, e se esquecem que, tão importante quanto oferecer-lhes um teto, é prepará-los para um mundo tão complicado.

Criar uma criança é realmente muito mais fácil. Como diz Içami, basta satisfazer todas as suas vontades. No entanto, educar é uma missão séria e complexa, que exige um verdadeiro preparo mental e psicológico.

A educação é uma missão diária dos pais, que começa no primeiro dia de vida dos filhos, e muitas vezes nunca acaba. Ela é necessária desde as situações mais simples até as mais complexas do dia a dia.

Educar é analisar as atitudes dos filhos de perto, com dedicação, seriedade e comprometimento. É corrigi-los uma, duas, três vezes, se necessário, e não parar até que eles entendam qual o caminho certo a ser seguido.

Educar é entender que até mesmo para corrigi-los é necessário paciência e empatia, e saber que, mais do que suas palavras, as crianças prestarão atenção a suas atitudes.

É buscar ser melhor a cada dia por si mesmo, para que elas enxerguem o exemplo em você.

Educar é aprender enquanto ensina, é crescer todos os dias, com o filho. É uma missão de humildade e companheirismo.

Uma criança verdadeiramente educada, não apenas criada, nunca se esquece das lições que aprendeu e se torna um adulto consciente e capaz. Educar é realmente mais trabalhoso, mas gera resultados efetivos e para sempre.

Você também pode gostar...