*Imagem gerada por IA
O dia 12 de outubro de 2025 entra para a história do catolicismo brasileiro com uma dupla e poderosa celebração: a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e o dia de São Carlo Acutis, o jovem “Santo da Eucaristia” recentemente canonizado. A coincidência de datas, marcada por um milagre no País, ganha hoje um novo e significativo capítulo com a elevação da Capela do Milagre, em Campo Grande (MS), a santuário arquidiocesano, logo mais na missa das 10h.
Relembrando os elos do 12 de Outubro
A devoção a Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717, tem no dia 12 de outubro seu ponto máximo de fé no Brasil. A data se tornou ainda mais simbólica após a morte de Carlo Acutis, que partiu para a Casa do Pai exatamente neste dia, em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.
A relação entre o jovem santo italiano e o Brasil é selada por um milagre determinante que impulsionou sua causa de beatificação. Em 12 de outubro de 2013, na Capital sul-mato-grossense, o menino Matheus Lins foi curado de uma rara malformação congênita no pâncreas após tocar uma relíquia de Carlo Acutis (um pedaço de sua roupa) durante uma missa realizada na então Capela Nossa Senhora Aparecida. O evento milagroso, reconhecido pela Igreja, solidificou a ligação de Acutis com o país.
Embora a festa de Nossa Senhora Aparecida tenha precedência litúrgica no Brasil por ser uma Solenidade, os fiéis celebram o “santo millennial” com fervor.
Capela do Milagre é Elevada a Santuário
Em um reconhecimento oficial à importância histórica deste milagre, a Capela Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como a Capela do Milagre, será elevada hoje à condição de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis.
O anúncio da elevação, feito por Dom Dimas Lara Barbosa, Arcebispo de Campo Grande, em setembro, culmina neste 12 de outubro. A celebração e a Missa de Elevação a Santuário serão realizadas na própria capela, no bairro Vila Margarida, consolidando o local como o primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis, e um novo e fundamental polo de peregrinação no Brasil.
O santuário passará a ser um ponto de referência internacional para a devoção ao santo, oferecendo aos fiéis um espaço de intensa espiritualidade e devoção, reforçando a mensagem de Carlo: “A Eucaristia é a minha autoestrada para o céu.”
A programação especial de hoje prevê a Missa Solene de Elevação a Santuário, presidida por Dom Dimas, às 10h, na Capela do Milagre (Rua Ismael Silva, 10, Vila Margarida). Mais tarde, às 18h, uma procissão sairá da Matriz São Sebastião, reforçando o laço de fé de toda a comunidade.
Com este ato, Campo Grande celebra a intercessão divina e se estabelece como a cidade onde a Padroeira do Brasil e o Ciberapóstolo da Eucaristia se unem em um marco histórico de fé e milagres.
Olga Cruz





