Com mais de 32 anos na carreira, a defensora pública de Segunda Instância Salete de Fátima do Nascimento foi eleita ao terceiro mandato como corregedora-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, biênio 2023 – 2025. A cerimônia de posse está agendada para o mês que vem, dia 26 de outubro.
Grata pela confiança a ela depositada, a corregedora-geral, destaca os novos desafios da gestão. “É um reconhecimento do meu trabalho durante esses mais de 32 anos pela Defensoria Pública do Estado e, especialmente, durante os meus mandatos em que tivemos todo o trabalho de avaliação do estágio probatório das novas e novos defensores que tomaram posse naqueles momentos. Tivemos muitos avanços na Corregedoria que o defensor Marcos também deu prosseguimento nas suas gestões. Destaco que o principal de tudo é a orientação e apoio que a corregedoria presta. Porque a finalidade da corregedoria é orientar o colega a sempre elevar o atendimento da nossa instituição. Para esta nova gestão temos trabalho à vista com as posses de novas defensoras e defensores e ainda com a chegada de novas servidoras e servidores, os quais também são avaliados pela Corregedoria, e que vamos concluir nesta gestão”, pontua..
Mais de três décadas
Gaúcha de Passo Fundo, a defensora tomou posse no dia 15 de agosto de 1991 para atuar em Sete Quedas, município a 470 km de Campo Grande, sua primeira comarca. No mesmo ano também atuou em Iguatemi e, por merecimento, dois anos depois foi promovida à comarca de Corumbá, em fevereiro de 1993.
Foram mais três anos de trabalho até que uma nova promoção levou Salete para a comarca de Dourados, em 1996, onde atuou por mais 12 anos até a promoção à Campo Grande. Ainda em Dourados, atuou como coordenadora adjunta das Defensorias Públicas Cíveis.
Em junho de 2008, a defensora foi removida, por permuta, para a 52ª Defensoria Pública Estadual da Comarca de Campo Grande, onde permaneceu até sua promoção à Segunda Instância.
Em 2011 foi eleita membro titular do Conselho Superior da Defensoria Pública para o biênio 2011/2013.
E foi em 23 de fevereiro de 2012, que a defensora, por merecimento, foi promovida para 16ª Defensoria Pública Criminal de Segunda Instância. Em 2012 e 2014 também integrou a Comissão do Concurso para novo membros. Em junho de 2015 passou a atuar como coordenadora da Defensoria Pública de Segunda Instância.
Ainda em 2015 — pela primeira vez — foi eleita ao cargo de corregedora-geral biênio 2015/2017. Em maio de 2017 foi removida para 3ª Defensoria Cível de 2ª Instância e reconduzia ao cargo de corregedora-geral ao biênio 2017/2019.
Atuou como subcorregedora-geral biênio 2019/2021, cargo ao qual foi reconduzida para atuar por mais dois anos, até sua reeleição — pela terceira vez — ao cargo de corregedora-geral biênio 2023/2025.
Salete do Nascimento é formada em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito de Dourados em 1988 e pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).
Redação