Nesta semana, o diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), professor Angelo Motti, foi agraciado com um exemplar da obra – Os Guardiões das Memórias: histórias e trajetórias de uma comunidade quilombola. O presente foi dado pela autora e uma das colaboradoras, Dra. Ariane Wust de Freitas Francischini.
“Recebo essa homenagem com muita humildade, até porque eu tenho uma história, desde a infância, ligada ao quilombo de Furnas do Dionísio, quando eu era coroinha e ajudava o padre a rezar a missa. Uma obra que conta a história de um povo que interage com a gente. Um importante resgate das tradições e da história de um povo”, afirma Motti.
A autora explica que o livro foi escrito a “muitas vozes e mãos”, resultado de uma pesquisa realizada por um grupo de professores da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, composto também pelos professores, Nataniel Gomes (UEMS) e por Marcos Antônio Reichel, em parceria com a Associação de Furnas do Dionísio, idosos quilombolas e com a Prefeitura de Jaraguari.
De acordo com Ariane Wust, oferecer o livro ao professor Angelo Motti, tem um significado especial, já que a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul vem colaborando há anos com a formação de lideranças, promovendo a integração institucional entre o governo e a sociedade.
“Vale ressaltar, que a Escolagov é uma grande parceira do município de Jaraguari, e por meio do termo de convênio e adesão, colabora com a gestão pública local, oferecendo capacitação profissional que diretamente incide em benefícios para a sociedade. O município de Jaraguari, a Comunidade Quilombola de Furnas, os organizadores e autores da obra, sentem-se reputados pela equipe da Escolagov MS e contam com sua expertise na promoção de outras iniciativas similares, visto que nosso estado é riquíssimo em comunidades tradicionais, como os quilombolas, indígenas e ribeirinhas”, finaliza Ariane Wust.
A obra
Os Guardiões das Memórias: histórias e trajetórias de uma comunidade quilombola, é um livro que além de Ariane Wust, contou com a colaboração dos professores Marcos Antônio da Silva Reichel e Nataniel dos Santos Gomes.
A proposta do livro surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar entre pesquisadores, professores, alunos e os chamados “guardiões das memórias” – idosos, moradores mais antigos da Comunidade Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio.
A obra foi lançada oficialmente como parte da programação do último Folclore Fest: Festival da Rapadura, no dia 17 de agosto, realizado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quilombolas de Furnas do Dionísio, do município de Jaraguari.
Confira as imagens.
Olga Cruz