MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Diretor-presidente da Escolagov é presenteado com livro que relata memórias quilombolas 

Nesta semana, o diretor-presidente da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul (Escolagov), professor Angelo Motti, foi agraciado com um exemplar da obra – Os Guardiões das Memórias: histórias e trajetórias de uma comunidade quilombola. O presente foi dado pela autora e uma das colaboradoras, Dra. Ariane Wust de Freitas Francischini. 

Foto: André Estoduto.


“Recebo essa homenagem com muita humildade, até porque eu tenho uma história, desde a infância, ligada ao quilombo de Furnas do Dionísio, quando eu era coroinha e ajudava o padre a rezar a missa. Uma obra que conta a história de um povo que interage com a gente. Um importante resgate das tradições e da história de um povo”, afirma Motti.

A autora explica que o livro foi escrito a “muitas vozes e mãos”, resultado de uma pesquisa realizada por um grupo de professores da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, composto também pelos professores, Nataniel Gomes (UEMS) e por Marcos Antônio Reichel, em parceria com a Associação de Furnas do Dionísio, idosos quilombolas e com a Prefeitura de Jaraguari. 

De acordo com Ariane Wust, oferecer o livro ao professor Angelo Motti, tem um significado especial, já que a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul vem colaborando há anos  com a formação de lideranças, promovendo a integração institucional entre o governo e a sociedade. 

“Vale ressaltar, que a Escolagov é uma grande parceira do município de Jaraguari, e por meio do termo de convênio e adesão, colabora com a gestão pública local, oferecendo capacitação profissional que diretamente incide em benefícios para a sociedade. O município de Jaraguari, a Comunidade Quilombola de Furnas, os organizadores e autores da obra, sentem-se reputados pela equipe da Escolagov MS e contam com sua expertise na promoção de outras iniciativas similares, visto que nosso estado é riquíssimo em comunidades tradicionais, como os quilombolas, indígenas e ribeirinhas”, finaliza Ariane Wust. 

A obra

Os Guardiões das Memórias: histórias e trajetórias de uma comunidade quilombola, é um livro que além de Ariane Wust, contou com a colaboração dos professores Marcos Antônio da Silva Reichel e Nataniel dos Santos Gomes. 

A proposta do livro surgiu a partir de um trabalho interdisciplinar entre pesquisadores, professores, alunos e os chamados “guardiões das memórias” – idosos, moradores mais antigos da Comunidade Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio. 

A obra foi lançada oficialmente como parte da programação do último Folclore Fest: Festival da Rapadura, no dia 17 de agosto, realizado pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais Quilombolas de Furnas do Dionísio, do município de Jaraguari.

Confira as imagens.

Olga Cruz

Você também pode gostar...