O 12º Drive Thru da Reciclagem começou hoje (6), em Campo Grande, com número maior de parceiros e de serviços, trazendo a expectativa de arrecadar quantidade ainda maior de materiais. Essa é a segunda edição com participação da Agência Estadual de Regulação (AGEMS). Na anterior, em março, foi batido o recorde de todas as edições já realizadas, mobilizando milhares de pessoas, e recebendo 8,822 toneladas de resíduos dos mais diferentes tipos.
“Estamos fazendo nosso papel para promover a preservação e o equilíbrio, e prevenir situações extremas que temos visto, de ter chuva demais em alguns lugares – como ocorreu no Rio Grande do Sul, no Rio de Janeiro, em São Paulo – e seca e queimadas em outros. Projetos como esse em que agora somos parceiros, o plantio de ipês e o nosso projeto de educação ambiental para estudantes têm esse objetivo”, destacou o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, que faz um alerta. “É preciso cada um se questionar: quantas árvores já plantou? Como você descarta o seu lixo?”.
Recebendo dirigentes e representantes das diversas entidades parceiras, o evento teve a abertura oficial nesta manhã, nos altos da Afonso Pena, com o reconhecimento da coordenadora Ana Cristina Franzoloso – da DuBem Sustável – ao crescimento que a iniciativa vem tendo.
“Juntos somos mais fortes. Há ainda muito descarte indevido, então, é responsabilidade de cada um de nós, de Governo, de Prefeituras, de empresas, do terceiro setor nos unir para melhorar esses resultados. E este ano, é visível o quanto crescemos”, comemorou Ana.
Educação e transformação
Em dezenas de tendas espalhadas pelo estacionamento ao lado do Bioparque, o visitante vai encontrar container e caçambas para levar seus materiais de descarte, mas também vai poder assistir palestras, participar de oficinas, conhecer e adquirir peças produzidas de material reaproveitado: é a chamada economia circular.
“A mudança de hábito e a adoção de atitudes mais conscientes vão trazer o bem-estar social para o meio em que vivemos. Estamos com a nossa equipe muito empenhada nas ações do Drive Thru e estamos percorrendo os municípios com projeto educativo para levar essa mensagem às escolas”, afirmou a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto.
A diretora de Inovação, Rejane Monteiro conta que o modelo de evento em Drive Thru é um facilitador para o cidadão, que pode passar rapidamente para deixar seus recicláveis, sem qualquer demora. Ao mesmo tempo, é um convite ao conhecimento e à oportunidade de aprender sobre reuso e consumir produtos que muitas vezes não conhecia. “Existem muitas organizações, empresas, entidades sociais que mostram como é possível reaproveitar um produto que já não tem uso e transformar em um novo. Até mesmo na cadeia de alimentos da para aprender a criar e não desperdiçar. Tudo isso está disponível aqui, durante esses três dias.
Os empresários Fabrício Berton – da Berpram (de soluções integradas em resíduos) e Porto Plast (de produção de peças a partir de plástico reciclado) -, e Vanessa Coin, da Aço & Aço (que produz vergalhões com material oriundo de lataria de automóveis reciclados) enalteceram a importância do Drive Thru, pelo conhecimento e demonstração que leva à população, além de destinar a receita da arrecadação de materiais para a cooperativa de catadores da Capital.
Participaram também da abertura a representante do Imasul Thais de Azambuja Caramori, o presidente e o diretor executivo da Ambiental MS Pantanal, Paulo Antunes de Siqueira e Clayton Bezerra; a coordenadora do Fundo de Amparo à Comunidade de Campo Grande, Adir Diniz; Elton Guimarães, representando a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; e Geissiane de Assis, representando a Sanesul.
Sustentabilidade e atendimento social
Nas primeiras horas, a população já se movimentava entre os estantes, buscando informações e recebendo mudas de árvores para contribuir com a arborização da cidade.
Também foi grande a procura pelo atendimento com exame de mamografia oferecido pelo ônibus da saúde da Cassems. O serviço é gratuito e vai estar disponível também amanhã (sexta, 7).
E até sábado, o local também é ponto de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. No estande da AGEMS podem ser doados itens específicos: roupas íntimas novas para atender a demanda de homens, mulheres e crianças que passam por grande dificuldade após terem sido afetados pela catástrofe.