MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Em MS, 586 mulheres procuraram o alistamento no Exército

O alistamento voluntário de mulheres nas Forças Armadas encerrou no dia 30 de junho | (divulgação, Exército)

O número de mulheres que se alistaram voluntariamente para o serviço militar na área do CMO (Comando Militar do Oeste), que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, chegou a 1.026 em 2025.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 586 alistamentos femininos, com destaque para a capital, Campo Grande, que concentrou o maior número de cadastros: 421 mulheres se apresentaram voluntariamente para o processo seletivo. 

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo CMO, na região do Pantanal, Corumbá registrou 132 alistamentos, enquanto Ladário somou 33.

Apesar do alistamento militar não ser obrigatório para mulheres no Brasil, elas podem se apresentar de forma voluntária e participar do processo seletivo para ingresso nas Forças Armadas. As inscrições se encerraram no dia 30 de junho e, no País, mais de 33 mil mulheres procuraram o serviço militar voluntariamente para se alistarem.

Alistamento feminino

Ao contrário dos homens, que são obrigados a se alistar ao completar 18 anos, as mulheres só podiam entrar para as Forças Armadas através de processos seletivos específicos. O Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024 permitiu que as mulheres agora também podem se alistar voluntariamente.

Onde elas podem atuar?

Atualmente, mulheres ocupam funções administrativas, técnicas e operacionais nas três forças:

  • Exército Brasileiro: há vagas para oficiais temporários, área de saúde, magistério e concursos para sargentos.
  • Marinha do Brasil: oferece concursos para Escola Naval e Serviço Militar Voluntário (SMV), incluindo vagas para oficiais e praças.
  • Força Aérea Brasileira (FAB): aceita mulheres em concursos para a Academia da Força Aérea (AFA), Escola Preparatória (EPCAR) e outras formações.

Há ainda carreiras especializadas, como nas áreas de música e controle de tráfego aéreo.

Fonte: Primeira Página

Você também pode gostar...