MS Delas

Search
Close this search box.
26°C

Escola da Defensoria Pública de MS celebra 10 anos com presença de Djamila Ribeiro

Em comemoração aos 10 anos de criação da Escola Superior, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul promoveu dois dias de ações que contou com a participação de uma ilustre convidada – a filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Na quarta-feira (13), a escritora realizou uma noite de autógrafos na Livraria Leitura para a divulgação de sua obra “Cartas para minha Avó”. Na manhã desta quinta-feira (14), a autora proferiu uma palestra aos servidores da Defensoria Pública, com o tema “Lugar de Fala”.

A noite de autógrafos, reuniu diversas personalidades e admiradores das obras da escritora, que fizeram fila para conseguirem uma dedicatória especial e ainda uma foto com Djamila. 

No livro “Cartas para minha Avó”, lançado pela Companhia das Letras, em 2021, Djamila conta que retoma a relação com sua avó e sua mãe pensando sobre a importância da ancestralidade. Nesse sentido, sobre o contexto geral, a autora defende que essa ancestralidade gera discussões tanto sobre como a história não costuma ser valorizada no Brasil quanto garante um local para buscar por esperança.

“A ancestralidade tem um papel fundamental e no nosso País, infelizmente, não há um respeito à memória. Até por isso, para mim, foi muito importante falar sobre minha história com minha avó e com minha mãe. Isso elabora vários pontos, faz a gente ter a dimensão no sentido de curar muitas feridas”, declarou Djamila (em entrevista ao Campo Grande News).

Na palestra desta quinta-feira, “Lugar de Fala”, Djamila teceu reflexões da sua vivência como uma mulher negra na sociedade brasileira, e trocou experiências sobre o trabalho que vem desenvolvendo para o campo jurídico a respeito do racismo estrutural. 

Na ocasião, a escritora destacou a importância de órgãos como a Defensoria Pública abrir espaço para o diálogo humano e antirracista, e também aproximar das pessoas de diversas camadas da sociedade, contextos sociais dos menos favorecidos, escutando suas demandas. 

Para o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, celebrar os 10 anos da Escola Superior, é de suma importância visto que a Instituição sul-mato-grossense, é a segunda mais antiga do País.

“Em um marco de comemoração e conhecimento, a nossa Escola Superior comemora uma década de excelência em formação jurídica e social. Neste evento especial, tivemos a honra de receber como palestrante, Djamila Ribeiro, renomada intelectual e ativista. Sua presença enriquece, ainda mais, o compromisso da Defensoria Pública em promover a igualdade, conhecimento e a justiça social. Parabéns à escola e que esta jornada de aprendizado continue a iluminar os caminhos da defesa das pessoas mais necessitadas do nosso Estado”, declarou Gasparini.

Olga Cruz

Você também pode gostar...