Os 36 alunos da Escola Estadual Profº Sílvio Oliveira dos Santos saíram do bairro Aero Rancho em direção ao Parque dos Poderes para uma visita do projeto “Conheça o Judiciário”, em uma proposta que engloba ainda o projeto Memórias do Judiciário nas Escolas, que leva à sociedade, por meio de jovens estudantes, a história da justiça sul-mato-grossense, na tarde de quinta-feira (28).
Pelo entusiasmo, ficou visível que a atividade educativa extraclasse do curso técnico de Serviços Jurídicos foi aprovada. “É ótimo estar recebendo muito conhecimento sobre a justiça do Estado. Ótimo também é conhecer ouvindo e vendo”, disse Kauã da Silva, de 17 anos.
Os estudantes vieram acompanhados pelo professor Silvano Aparecido Francisco e pelo também professor e coordenador técnico da Qualificação, Leandro Cenci de Alencar Algarte. “É importante para os alunos terem essa vivência, conhecerem na prática o funcionamento da justiça”, pontou Algarte referindo-se à oportunidade que o TJMS oferece ao promover o interesse desses jovens e a construção de conhecimento.
Nesse ritmo, os alunos assistiram a uma sessão de julgamento da 5ª Câmara Cível, onde ouviram o Des. Vilson Bertelli falar sobre a estrutura da justiça brasileira, mostrando nuances desde o início de um processo até a mais alta Corte de Justiça, que é o Supremo Tribunal Federal. A seguir, assistiram ainda uma palestra do projeto Conheça o Judiciário, visitaram o Museu do Judiciário, a Biblioteca e outras dependências do Palácio da Justiça, sempre acompanhados de um servidor qualificado para prestar os esclarecimentos necessários.
Saiba mais – O “Conheça o Judiciário” é um projeto da Secretaria de Comunicação do TJMS destinado a estudantes e população em geral para apresentar as funções, atividades e os órgãos do Poder Judiciário Sul-mato-grossense.
Assim, a proposta permite que os participantes adquiram conhecimentos práticos a respeito do funcionamento da justiça estadual, cria canais efetivos de comunicação com a sociedade, torna possível à população conhecer a realidade do Tribunal de Justiça, sua atuação como órgão participativo e interativo com os problemas sociais e principalmente como guardião das garantias constitucionais.
O projeto Memórias do Judiciário nas Escolas é desenvolvido pelo TJMS, por meio do Departamento de Gestão Documental e Memória da Secretaria Judiciária, e começou a ser executado em junho deste ano, quando a equipe do Departamento de Gestão Documental e Memória começou a ir até as escolas estaduais dah Capital e a receber estudantes de fpara ampliar seus conhecimentos quanto ao Poder Judiciário.
Redação