Na data de hoje, 6 de julho de 1954, nascia em Campo Grande, “a pequena grande mulher”, Tereza Cristina. Ela é casada, mãe, avó, já foi deputada federal, ex-ministra da Agricultura no governo Bolsonaro, e agora, no Partido Progressistas é senadora da República por Mato Grosso do Sul. Sua ligação com o Estado vem de outras gerações. Seu bisavô, Pedro Celestino, e seu avô, Fernando Corrêa da Costa, foram governadores e senadores ainda antes da divisão do Estado.
Além de preparada, Tereza Cristina tem experiência de sobra na vida pública, sendo respeitada no mundo todo. Formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Após a formatura, voltou ao MS para ajudar a cuidar da família, já que seu pai faleceu muito novo e ela era a mais velha entre cinco irmãos.
Trabalhou em propriedades rurais e foi convidada para assumir um cargo de direção em uma grande empresa, no estado de São Paulo, onde morou por alguns anos.
De volta ao Mato Grosso do Sul, no fim da década de 1990, Tereza Cristina integrou a direção da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Em 2007, foi convidada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur), ficando no cargo por sete anos.
À frente da Secretaria, fez um grande trabalho. Quase 15 mil novas empresas se instalaram no MS, 172 mil novos empregos foram criados e o salário médio cresceu mais de 60%.
Em 2014, candidatou-se ao cargo de deputada federal. Foi eleita com mais de 75 mil votos e, em seu primeiro mandato, presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária, a maior do Congresso Nacional.
O trabalho de Tereza Cristina recebeu um dos maiores reconhecimentos da política nacional. Ela foi considerada uma das dez melhores parlamentares do Brasil e a melhor do estado na 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco.
Em 2018, Tereza Cristina foi reeleita para mais um mandato na Câmara dos Deputados. No início de 2019, assumiu o cargo de Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo Jair Bolsonaro. Sob sua liderança, o Brasil bateu seguidos recordes de produção.
Durante esse período, o Plano Safra bateu seguidos recordes em crédito, alcançado R$ 300 bilhões 22/23, sendo mais de R$ 60 bilhões para os pequenos produtores, o maior volume de recursos da história.
De volta à Câmara Federal, Tereza Cristina se candidatou pelo Partido Progressistas ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul, sendo eleita com voto recorde de 829.149 cidadãos sul-mato-grossenses.
Tereza Cristina é uma mulher que faz do MS um lugar melhor para todos os cidadãos!
O MS DELAS parabeniza a senadora Tereza Cristina pelo seu dia, desejando-lhe muita saúde, alegrias, conquistas, muita luz e sucesso!
Feliz Aniversário!
Olga Mongenot