MS Delas

Search
Close this search box.
30°C

Fernanda Monteiro e Paulo Renato celebram lançamento de obra em Florianópolis

Foto destaque: Mariluce Lemos, Fernanda Monteiro, Paulo Renato e Elisete Cavalieri

Os dois jornalistas de Campo Grande, Fernanda Monteiro e Paulo Renato, brilharam no cenário literário nacional com o lançamento da trilogia Um Elo Entre Vidas. O grandioso evento foi realizado na noite da última quarta-feira (10), em Florianópolis (SC).

O projeto reúne depoimentos que revelam a essência humana do cooperativismo de crédito, valorizando a trajetória de dirigentes, associados e colaboradores do Sistema Sicoob Central de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.


A trilogia foi publicada pela Editora Confebras. Fernanda Monteiro Ramos assina o volume Pilares do Cooperativismo: Colaboradores, com 226 páginas, enquanto Paulo Renato Coelho Netto é autor de Pilares do Cooperativismo: Dirigentes (270 páginas) e Pilares do Cooperativismo: Associados (234 páginas). Ao todo, 99 entrevistados compartilharam suas experiências, divididas em 33 relatos por obra.

O lançamento que teve lugar no Resort Costão do Santinho, reuniu cerca de 320 convidados, entre dirigentes, associados e representantes da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), além de familiares dos entrevistados. O encontro reforçou o espírito de pertencimento e união que sustenta o movimento cooperativista.


Para Elisete Cavalieri, diretora de Riscos e Controles do Sicoob Central SC/RS e uma das idealizadoras do projeto, a trilogia cumpre um papel essencial de valorização das pessoas que compõem o sistema.

“No mundo, tudo é feito de pessoas para pessoas, e o cooperativismo é exatamente isso. Esses três pilares – associados, colaboradores e dirigentes – sustentam nossa força e traduzem a dimensão humana do Sicoob”, afirmou.

O projeto nasceu da parceria entre Elisete Cavalieri e a empresária Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, da FAMA Desenvolvimento Humano, ambas de Santa Catarina. Para elas, o olhar sensível dos jornalistas foi fundamental para transformar histórias em literatura.

“Eles tiveram a percepção da essência do ser humano para entender o cooperativismo de crédito e traduzir em palavras, materializando os três pilares que sustentam o sistema”, destacou Elisete.

A relevância da obra também foi reconhecida nos prefácios, assinados por nomes de peso do setor, como Ailton de Aquino Santos, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, e Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS).

O lançamento da trilogia não apenas celebra o trabalho de dois jornalistas campo-grandenses, mas também reforça a importância de um movimento que, ao unir histórias e valores, mostra como o capital humano é o maior patrimônio do cooperativismo de crédito.

Olga Cruz

Você também pode gostar...