Planta sendo regada. (Foto: Jonathan Kemper/Unsplash)
Que as cascas de ovos são fertilizantes naturais não é novidade, mas o que nem todo mundo sabe é que até a água usada no cozimento da proteína também traz inúmeros benefícios para as plantas.
A água que todo mundo joga pelo ralo, achando que não tem mais utilidade, é rica em nutrientes liberados pelas cascas. São eles: magnésio, potássio, proteínas e cálcio, que fortalecem o solo e estimulam o crescimento das plantas.
O cálcio, especialmente, é vital. Ele fortalece os caules das plantas, aumenta a resistência contra doenças e corrige deficiências visíveis, como folhas amareladas ou com bordas secas.
Mas atenção!
É preciso deixar a água esfriar antes de aplicá-la nas . Se a água estiver salgada ou contiver temperos, não deve ser reutilizada.
Evite exageros: regar as plantas com a água do cozimento dos ovos uma vez por mês já é suficiente para turbinar a saúde delas.

As cascas, por si só, também são excelentes aliadas dos jardineiros amadores. Ajudam a corrigir solos ácidos, liberam nutrientes de forma lenta e constante, e ainda repelem lesmas e caracóis — tudo isso sem a necessidade de pesticidas. Basta triturá-las e espalhar ao redor do caule da planta.
Primeira Página





