Fotos: Aurélio Marques
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) esteve presente na Assembleia Geral do Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres, realizada na manhã desta terça-feira, 12 de novembro, no auditório da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu). O encontro reuniu representantes de instituições e associações que trabalham no esforço conjunto para promover a igualdade de gênero nos espaços públicos e privados de poder.
Na reunião, a conselheira do TCE-MS, Patrícia Sarmento foi representada pela suplente Olga Cruz, que destacou o compromisso da Corte de Contas em valorizar os direitos das mulheres e de promover a participação efetiva delas nos ambientes de liderança e decisão. O Tribunal de Contas integra o Fórum Permanente desde agosto de 2023.
O encontro foi conduzido pela subsecretária da Semu e coordenadora do Fórum, Carla Stephanini. Ela ressaltou que a reunião foi “muito positiva” e permitiu uma análise das conquistas alcançadas com o 2º Congresso. “Conseguimos alcançar nosso objetivo ao mobilizar 21 instituições importantes em prol da causa”.
Um dos pontos de destaque foi a tratativa para o lançamento do livro com artigos científicos, fruto das discussões realizadas durante o 1º Encontro Científico realizado no II Congresso Nacional e Estadual de Mulheres pela Paridade (COMPAR), em junho de 2024. A publicação vai abordar temas como “Direitos Humanos das Mulheres”, explorando os desafios da inclusão e a importância de uma visão transdisciplinar. A obra é composta por pesquisas de várias áreas do conhecimento, incluindo Direito, Psicologia e Serviço Social, desenvolvidas em programas de pós-graduação de todo o Brasil.
O Fórum
O Fórum é constituído com a participação de representantes de instituições públicas, associações e organizações não-governamentais. Além do TCE-MS, participam do Fórum intuições que também como a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semu), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Assembleia Legislativa (Alems), Ministério Público de MS, OAB-MS, Amansul, entre outras instituições dedicadas à promoção da igualdade de gênero.
As reuniões do Fórum ocorrem trimestralmente e a próxima já está marcada para fevereiro de 2025.
Olga Cruz