Duas mulheres, moradoras de Mato Grosso do Sul, foram vítimas de golpes aplicados por criminosos que utilizam chamadas de vídeo no WhatsApp e simulações de atendimento bancário para obter acesso às contas das vítimas. As ocorrências foram registradas na segunda-feira (21) na Depac Centro, em Campo Grande.
No primeiro caso, uma mulher de 51 anos relatou ter recebido uma ligação supostamente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Após a chamada inicial, foi encaminhada para uma videoconferência via WhatsApp. Durante a conversa, os golpistas pediram que ela acessasse seu aplicativo bancário para verificar possíveis notificações.
Após seguir a orientação, a mulher percebeu que a tela do celular escureceu, indicando que os criminosos podem ter assumido o controle do aparelho. Ao encerrar a ligação, que durou cerca de uma hora, ela verificou que haviam sido feitas duas transferências de sua conta bancária, totalizando R$ 9,2 mil, valor retirado do limite de crédito, sem sua autorização.
Ainda conforme a ocorrência, a vítima relatou que os números das ligações desapareceram misteriosamente do histórico do celular.
Outro golpe
Em outra ocorrência, uma mulher de 74 anos também foi vítima de uma ação parecida. Segundo ela, tudo começou com o recebimento de uma mensagem SMS, supostamente da plataforma de pontos Livelo, informando que seus pontos estariam prestes a expirar. Ao clicar no link, ela foi redirecionada a uma página falsa com aparência de serviços bancários.
Em seguida, recebeu ligações de vídeo via WhatsApp de três números com DDD 11. Uma mulher, se passando por funcionária do banco Bradesco, informou que a vítima estaria sendo alvo de um golpe e a encaminhou para um suposto gerente da instituição. Durante a chamada, que durou horas, o homem orientou a idosa a acessar os aplicativos bancários de três bancos, alegando que isso era necessário para proteger suas contas.
Após o término da ligação, a vítima percebeu que havia sido lesada em R$ 28,5 mil e R$ 3 mil no Bradesco, R$ 280,00 no Banco do Brasil e R$ 2.660,30 no Nubank, totalizando mais de R$ 34 mil em prejuízos.
Ambos os casos foram registrados como fraude eletrônica, furto qualificado mediante fraude e invasão de dispositivo informático. O caso será investigado.
Fonte: Primeira Página





