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Hospital Regional de Ponta Porã comemora 30 anos 

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, localizado em Ponta Porã e administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde), celebra 30 anos de fundação com destaque no cenário nacional, alcançando certificações inéditas para Mato Grosso do Sul.

A unidade obteve e manteve o Nível 2 Pleno da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que define padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente. Além disso, a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital recebeu o selo UTI Top Performer por se destacar entre as melhores UTIs brasileiras, com excelente performance nos parâmetros de mortalidade hospitalar e uso de recursos. Este reconhecimento é concedido pela AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e Epimed Solutions.

Nesta semana, a unidade recebeu a visita de profissionais do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), responsável pela fiscalização e manutenção do processo de acreditação hospitalar via ONA. Após dois dias de apresentações e avaliações, o hospital garantiu a manutenção do selo de Acreditação Nível 2.

Para a diretora-geral da unidade, Letícia Carneiro, essas conquistas refletem a evolução do trabalho realizado. “É evidente o progresso de cada colaborador neste processo, iniciado em 2021 e mantido até hoje graças ao empenho e colaboração de todos”, destacou.

Avaliação ONA

A avaliação para manutenção da acreditação ONA ocorre a cada 8 meses. Cada setor deve apresentar seus indicadores aos avaliadores, que fazem questionamentos e discutem possibilidades de melhorias para que a unidade alcance, futuramente, o próximo nível de acreditação. A acreditação é um método de avaliação que promove a qualidade e segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização deve atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.

Para obter a Acreditação Nível 1, o Hospital Regional Dr. José de Simone Netto cumpriu 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA, avaliados em 698 itens nas diversas áreas da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Nível 2 Acreditado Pleno foi conquistado após a unidade cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança.

UTI Eficiente

Idealizada em 2010, a iniciativa ‘UTIs Brasileiras’ tem o objetivo de caracterizar o perfil epidemiológico das unidades de terapia intensiva no Brasil e compartilhar informações para orientar políticas de saúde e estratégias, visando melhorar o cuidado dos pacientes críticos no país. A ação também estimula o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs adulto e pediátricas.

A lista de hospitais com UTIs contempladas com o selo ‘Top Performer’ não é um ranking, pois a distinção é concedida às UTIs que, no último ano, estiveram no melhor tercil (abaixo de 33,3%) em dois parâmetros: mortalidade hospitalar ajustada à gravidade e uso de recursos, também ajustado à gravidade.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, reforça o compromisso da instituição com a unidade.

“O Hospital Dr. José de Simone Netto é uma grande referência para nós do Instituto Acqua. A população merece o melhor e, sem a dedicação, conhecimento e empenho dos profissionais, não teríamos alcançado sucesso. Parabenizo a todos que ajudam a transformar a unidade em um modelo de hospital público. Esse esforço garante um trabalho focado na qualidade. É um orgulho ver este hospital conquistando a Acreditação ONA e o reconhecimento da AMIB como uma das melhores UTIs do Brasil”, ressalta o gestor.

“Alimentação Verde”

O hospital também recebeu o certificado ‘Green Kitchen’, um programa que visa promover refeições puras e sem adição de produtos químicos e hormônios, tornando os alimentos mais naturais para o organismo. Em Mato Grosso do Sul, a unidade é a primeira entre entidades públicas e privadas a obter o selo de sustentabilidade nacional do ‘Green Kitchen’.

Idealizado em 2008 pela FUPAM (Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente), o ‘Green Kitchen’ reconhece instituições que desenvolvem práticas sustentáveis e oferece o certificado de qualidade e sustentabilidade. O objetivo é reduzir o impacto ambiental, oferecendo alimentos com sabores naturais, sem aditivos artificiais que possam causar indigestão ou reações alérgicas. O programa também promove práticas sustentáveis como a manutenção do ar limpo e o uso de água filtrada na preparação dos alimentos.

Humanização

A humanização é uma parte essencial da política administrativa do hospital. Nos últimos cinco anos, destacam-se os serviços de acolhimento, parto humanizado, visitas assistidas por familiares e ações voltadas para o bem-estar do paciente. “Contamos com uma grande contribuição do serviço social, que atua em conjunto com o núcleo de psicologia e a comissão de humanização hospitalar para garantir um atendimento de qualidade”, destaca Letícia Carneiro.

Práticas de pré-parto, parto e pós-parto, além de rodas de conversa sobre diversos temas e métodos não-farmacológicos para alívio da dor, fazem parte do modelo administrativo que prioriza o cuidado com cada paciente e acompanhante.

Assistência, CCIH, NEPEP e SESMT

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto também se destacou pelo atendimento assistencial. As equipes de Assistência Social e Psicologia realizaram diversas visitas assistidas e acompanhamentos emocionais para colaboradores e pacientes. A CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) promoveu treinamentos, palestras e capacitações, colaborando com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

As educações permanentes, coordenadas pelo NEPEP (Núcleo de Educação Permanente Ensino e Pesquisa), realizaram mais de 630 palestras, destacando campanhas como “Abril Verde”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) organizou eventos como a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) e a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). O SESMT também atua na notificação de acidentes de trabalho e na manutenção do bom andamento das atividades.

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