Queridos leitores de FACES EM FOCO, hoje na nossa coluna faremos a abordagem de um novo tema, que particularmente sou apaixonada e especialista no assunto. Vamos falar sobre IMPLANTODONTIA.
Com certeza muitos de vocês já ouviram falar sobre implantes, e até mesmo já possuem alguns elementos em suas bocas. Falaremos sobre o assunto, de uma forma simples e de dúvidas que surgem em meu consultório.
Diversas culturas fizeram uso dos implantes em algum momento no passado. Mas foi no século XX que o desenvolvimento científico o trouxe para a realidade dos cirurgiões dentistas. De todas as especialidades da odontologia a que mais se desenvolveu nas últimas décadas foi indiscutivelmente, a implantodontia. A maior parte dessa evolução, porém, foi desencadeada pela descoberta, em 1965, e a divulgação, na década de 1980, do fenômeno da Osseointegração, a partir do inestimável trabalho do professor PER-INGVAR BRANEMARK.
A descoberta do princípio da osseointegração, representou uma revolução e deu início a uma nova era nos tratamentos aos pacientes edêntulos (sem dentes naturais).
No início dos anos de 1990, a implatodontia estava consolidada como um procedimento seguro e comercialmente vantajoso.
Mas o que é o implante dentário?
O implante dentário é uma estrutura de metal (geralmentetitânio) colocada cirurgicamente no osso maxilar ou mandibular para substituir a raiz de um dente perdido. Ele serve como base para fixar próteses dentárias, como coroas, pontes ou dentaduras.

E uma pergunta bem frequente no consultório é: Como funciona o processo para a colocação dos implantes?
O processo envolve algumas etapas principais :
1 – Avaliação e Planejamento: Exames de imagem (como Raio-X ou tomografia) são feitos para verificar a saúde óssea e planejar a colocação do implante.
2 – Cirurgia: O implante é inserido no osso. A pós isso, há um período de cicatrização (osseointegração), em que o osso funde ao implante.
3- Colocação da prótese: Depois da cicatrização, a prótese (dente artificial, é fixada ao implante).
Outra pergunta bastante comum é: Como é o Pós Operatório?
O pós operatório de um implante dentário costuma ser tranquilo, mas exige alguns cuidados importantes para garantir uma boa cicatrização e evitar complicações.
A cicatrização óssea (osseointegração) leva de 3 a 6 meses, dependendo do caso. Durante esse tempo, é fundamental manter o acompanhamento com o dentista.
Outra pergunta … Quais os tipos de próteses sobre implante?
Existem diferentes tipos de próteses sobre implante, e a escolha depende da quantidade de dentes perdidos, da saúde bucal do paciente e do planejamento do dentista.
Aqui estão os principais tipos:
1 – Próteses unitárias (coroas sobre implante)
Indicação: Perda de um único dente.
Vantagem: Substitui o dente sem afetar os dentes vizinhos.
2 – Próteses parciais fixas (ponte fixa sobre implantes).
Indicação: ausência de dois ou mais dentes consecutivos.
Vantagem: mais estável que pontes convencionais que se apoiam nos dentes naturais.
3 – Próteses Totais Fixas (Protocolo ou arcada fixa)
Indicação: Perda total dos dentes de uma arcada ( superior inferior)
Vantagem: Alta estabilidade, aparência natural e função máxima.
4 – Próteses Totais Removíveis ( Overdenture)
Indicação Edentados totais (sem dentes, com osso reduzido).
Vantagem: mais firme que a dentadura convencional, mas pode ser removida para limpeza.
Então , podemos concluir que a escolha da prótese sobre implante , depende de diversos fatores, como a quantidade de dentes perdidos , a qualidade do osso disponível, preferências pessoais e orçamento. Os benefícios são imensos como: restauração da função mastigatória, melhoria da estética e autoestima do paciente, preservação óssea e estabilidade a longo prazo.


Figura 1caso clínico antes Figura 2 extração dos elementos laterais
Figura 3 Colocação dos Implantes
Figura 4 Colocação das Próteses. Caso Concluído.
Para fazer implantes dentários com segurança e bons resultados, o ideal é procurar um especialista em implantodontia, que é o dentista com formação específica para esse tipo de procedimento. Procure um profissional qualificado, veja se ele possui especialização em Implantodontia, busque referências, avalie a clínica, observe a higiene, os equipamentos usados e a atenção da equipe. Verifique se é feita uma tomografia ou exame de imagem antes do procedimento, pois isso é essencial para o planejamento.
Cuidado com preços muito baixos . Implantes muito baratos podem usar materiais de baixa qualidade ou não incluir todo o tratamento necessário (ex: enxertos, próteses). Priorize qualidade e segurança, mesmo que os valores sejam um pouco mais alto.
Na consulta inicial , tire todas as dúvidas sobre o tipo de implante , tempo de tratamento , possíveis riscos ,cuidados após o procedimento.
Agende a sua Consulta – (67)99932-6964
Dra. Luciene Alle Cardoso
Especialista em Implantodontia / Harmonização Facial





