Não tendo nada a ver com religião, os benefícios que o yoga promove, vão além da saúde física, contribuindo, e muito, para a saúde mental de quem inclui a prática em sua rotina. Reduzir o estresse e promover o relaxamento até aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio, o yoga pode trazer mais qualidade de vida e bem-estar. É o que afirma o renomado professor Marco Antonio Gereveni, do Instituto Yóga Cristina Lopez, que leva o nome de sua mãe.
“Nosso Instituto de Yóga teve o início de sua história em 1990 em Santos (SP), quando morávamos lá. Minha mãe, que é Mestre em yoga, abriu o instituto, e no ano de 1998 mudou-se para Campo Grande (MS), e neste mesmo ano abriu o Instituto de Yóga Clássico Cristina López. Nesta época o Yóga era pouco conhecido e pouco difundido em nosso Estado”, conta Marco Antonio.
Ele revela que, no ano 2000, o instituto deu início ao primeiro curso de formação de professores da prática, e desde então, já formaram mais de 200 professores e instrutores de yoga que atuam em Mato Grosso do Sul.
“Minha mãe, Cristina López, começou sua história com o Yóga no início dos anos 80 na cidade de Santos, e foi amor à primeira vista, fazendo em seguida, o curso em São Paulo capital para se tornar professora, e desde então ela sempre deu aulas, cursos, palestras e ensinou seu filho (eu), o professor e hoje proprietário do Instituto Cristina Lopez”, conta Marco Gerevini.
De acordo com o professor, o yoga tem como missão difundir o conhecimento, fazer o bem as pessoas, trazer qualidade de vida, e paz a todas as pessoas em todas as esferas da sociedade. Tanto que o Instituto Cristina Lopez tem centenas de participações em eventos como palestras, cursos seminários, eventos beneficentes e projetos beneficentes, para que possa alcançar o máximo possível de pessoas levando o bem-estar físico, energético e mental as pessoas.
“Para mim, as coisas começaram quando eu era adolescente em Santos, entre 13 e 14 anos de idade, quando acompanhava minha mãe até a escola para dar aula, quando via meus pais fazendo apostilas para dar aos alunos, minha mãe indo fazer participação em eventos. Já em Campo Grande, com 22 anos de idade, comecei a fazer o curso de professor de yoga. A partir disso, seguindo os passos de minha mãe, comecei a divulgar o yoga e seus benefícios em projetos sociais para atender as pessoas com menor poder aquisitivo e que precisam superar traumas, problemas de saúde, emocionais e físicos. Desta forma, criei o projeto de Yóga no Presídio Feminino, no Corpo de Bombeiros de MS, em que muitos estavam com problemas de saúde. Criei também o primeiro projeto de yoga gratuito no Parque das Nações Indígenas, o projeto de Yóga para atender mulheres vítimas de maus tratos, e assim dezenas de outros projetos foram criados por nossa escola”, pontua Marco.
O professor ressalta, que após 23 anos ministrando aulas de yoga, mantém a essência ensinada por sua mãe Cristina Lopez, que é o viés social. “Desde 2008 estou a frente da administração do Instituto Cristina López, e procuro desta forma manter acesa a chama do trabalho social iniciado por minha mãe e mestra, para honrar seu nome, trabalho e admiração, mantenho o nome dela no Instituto e com muito orgulho destacado na fachada do Instituto”.
Ele destaca que os benefícios do yoga são muitos, que vão desde a ordem física, mental, energética e emocional. O yoga é muito usado para tratar ansiedade, depressão, estresse, para combater a tristeza que tem crescido muito nas pessoas nos últimos anos.
“Temos excelentes resultados com o yoga no fortalecimento físico, aumentando o tônus muscular, na correção da postura, no alívio de dores musculares e articulares, no correto funcionamento de órgãos e glândulas, no equilíbrio, na flexibilidade, na melhora da disposição e do sono. Temos também inúmeras pessoas que procuram a prática do yoga para benefícios nos estudos, melhor rendimento no trabalho e inclusive na realização de vestibulares e concursos”.
Praticante do yoga no Instituto Cristina López há 5 anos, Kátia Motti conta que as aulas lhe trouxeram muitos benefícios, principalmente para a saúde física e mental. “Beneficia minha respiração, meu alongamento, flexibilidade, dores na coluna, e melhorou sobremaneira a qualidade do meu sono. Recomendo para todas as pessoas”.
O Instituto de Yóga Cristina López, atende homens e mulheres que tenham idade acima de 10 anos, e independente de problemas de saúde, pois segundo Marco Antonio, o yoga não tem contraindicação, e as mensalidades têm valor acessível, sem taxas de matrícula ou cadastro.
“Nossa proposta não é mercantilizar o yoga e nem dificultar o acesso das pessoas a ele e seus benefícios. Nossa proposta é tentar chegar ao máximo de pessoas, de ajudar o máximo de pessoas, e levar à todos os benefícios do yoga e sua filosofia. E por falar em filosofia, não temos na prática uma religião, seita ou qualquer coisa do tipo. O yoga é uma filosofia de vida, ou como alguns dizem, uma ciência que procura trazer ao ser humano ferramentas para ter um processo evolutivo na sua saúde física, energética e mental. Para auxiliar as pessoas a se descobrirem e evoluírem como pessoas e como essência, e a ajudar a combater os males que diariamente assolam as pessoas, ainda mais numa época onde estamos sendo cada vez mais cobrados em resultados seja nos estudos, no trabalho e até mesmo no meio social”, conclui Marco Gerenivi.
*O Instituto de Yóga Cristina López Marco Gerevini é climatizado, e está localizado na Rua Nortelândia, n. 985, Bairro Santa Fé, Campo Grande-MS. Contato (67) 98181-1891.
O Instagram é https://instagram.com/yogacristinalopez?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Olga Cruz