Na próxima terça-feira, 12 de março, às 15h, o tema “Mulheres Transformadoras: Educação como chave para o fortalecimento no MS” será amplamente debatido em um bate-papo informal, que será conduzido pela diretora-presidente da Fundação Escola de Governo (Escolagov), Ana Assunção. A live vai contar com a participação da secretária adjunta da Segov, Ana Nardes e da conselheira aposentada do TCE-MS, professora Marisa Serrano.
Em celebração ao Mês da Mulher, um momento único com mulheres empoderadas que representam o Estado de Mato Grosso do Sul, e que ainda têm muito para contribuir e ensinar.
A live tem como objetivo principal destacar a importância da educação e da capacitação profissional no fortalecimento das mulheres de Mato Grosso do Sul, em celebração e conscientização ao Mês Internacional da Mulher. O bate-papo visa, ainda, inspirar e motivar a todas a persistirem em seus sonhos educacionais e profissionais, ao compartilhar histórias de mulheres que superaram obstáculos para alcançar seus objetivos.
A live será transmitida pelo estúdio da Fertel, no canal oficial da Fundação Escola de Governo no YouTube pelo link:
https://youtube.com/@EscolagovMS_Oficial?si=jWlLd6kvOXqbTD1_
CURRÍCULOS
Ana Paula Martins Pereira de Assunção é advogada formada pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2007). Além disso, possui três cursos de Pós-Graduação nas áreas de Gestão Pública, Controle Externo da Administração Pública , Penal e Processo Penal.
Atuante no serviço público desde os tempos de estagiária na Prefeitura de Dourados, de 2007 a 2014, Ana Paula prestou serviços de assessoria jurídica em diversas prefeituras do Estado de Mato Grosso do Sul, deixando sua marca em municípios como: Aquidauana, Bataguassu, Fátima do Sul, Novo Horizonte e Itaquiraí.
Em 2015, foi convidada para trabalhar no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul na área de licitação da Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização. Logo em seguida, assumiu a Superintendência de Administração da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV).
No ano de 2020, retornou para a SAD na função de Superintendente de Administração e Desburocratização. Ainda na mesma secretaria, em 2022, foi nomeada secretária-adjunta. Neste ano, Ana Paula retornou para a SEGOV como Assessora Especial e Chefe de Gabinete SEGOV
Por sua vasta experiência e competência, em setembro de 2023, o governador do Estado, Eduardo Riedel, atribuiu à advogada a missão de comandar a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, na função de Diretora-Presidente.
Ana Carolina de Araújo Nardes é advogada e pós-graduada em direito público e controle externo da administração pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado de Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.
Em 2015 ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), onde permaneceu durante o primeiro mandato do Governador Reinado Azambuja, gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário.
Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atualmente atua como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Até início de 2024 ela atuou como secretária de Estado da SAD, e atualmente, está como secretária-adjunta na pasta. Ana Nardes ainda é presidente do Conselho Estadual das Mulheres.
Com um currículo rico e extenso, a professora Marisa Joaquina Monteiro Serrano sempre lutou pelas pautas da Educação. É formada em Letras e Pedagogia, ocupou dentre outros cargos os de professora, supervisora, diretora de escola e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul. Ela é autora de 2 coleções de livros didáticos: Novos Rumos em Comunicação e Comunicação em Língua Portuguesa.
Marisa Serrano já foi vereadora de Campo Grande, deputada federal, vice-prefeita de Campo Grande e senadora de MS. Além de ocupar a cadeira 33 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ela é conselheira aposentada do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
A Lei nº 13.798 que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, foi Proposta por Marisa Serrano enquanto senadora. Sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa tem como objetivo disseminar informações de teor educativo e métodos preventivos, contribuindo assim para a redução da gravidez precoce no Brasil. A medida passou a vigorar no Art. 8º-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Olga Cruz





