A noite desta terça-feira, 3 de dezembro, foi de celebração para o Fórum Permanente pela Paridade Institucional e Política das Mulheres e a Faculdade Insted, com o lançamento do livro científico, que consolida os debates do 2º Congresso Nacional e Estadual de Mulheres pela Paridade (Compar), realizado entre os dias 27 e 28 de junho de 2024. A publicação composta por 11 artigos, reúne análises sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no contexto dos direitos humanos e da inclusão.
O evento reuniu no Hotel Deville, representantes das instituições integrantes do Fórum, empresários, professores, autoridades e especialistas na área do Direito, Assistência Social e dos Direitos Humanos.
As boas-vindas, ficou por conta da coordenadora do Fórum, Carla Stephanini, que destacou a importância da obra. “Agradeço a presença de todos e todas porque o nosso trabalho é construído no coletivo, sem a participação efetiva de todas as instituições e parceiros aqui presentes nesta noite, nada disso seria possível”, declarou Stephanini.
Carla também destacou que o livro não apenas sistematiza as discussões do congresso, mas também serve como uma plataforma para fomentar o diálogo entre diferentes campos do conhecimento sendo um ligado para as próximas gerações.
Representando a Faculdade Insted, o Professor Pedro Chaves ressaltou que o evento reuniu personalidades que representam muito para o desenvolvimento de nosso Mato Grosso do Sul. “Vocês aqui nesta noite representam o que há de melhor em nosso Estado e por isso a grande responsabilidade de cada um de vocês”.
A obra, elaborada por pesquisadoras e pesquisador de diversas áreas, como do Direito, Psicologia e Serviço Social, reflete a necessidade de adotar uma abordagem transdisciplinar na análise das questões de gênero. Cada artigo destaca aspectos específicos dessa temática, apresentando contribuições de programas de pós-graduação de diferentes regiões do Brasil.
Os artigos se debruçam sobre temas centrais para a promoção da igualdade, com uma visão ampla sobre os direitos das mulheres em tempos de transformações sociais. Entre as discussões abordadas, destacam-se questões ligadas à violência de gênero, equidade no mercado de trabalho, desafios no acesso à educação e políticas públicas que visem garantir uma sociedade mais inclusiva.
“Esse livro é um marco para mostrar que a inclusão e os direitos humanos só podem ser efetivados quando todos os setores da sociedade se envolvem ativamente no debate”, afirmou Ana Ali Garcia, procuradora-geral, que no evento representou o Governo do Estado.
A conselheira substituta do TCE-MS, Patrícia Sarmento, destacou que o Tribunal de Contas, sob o comando do presidente Jerson Domingos, tem apoiado ativamente a paridade de gênero. “A obra é mais do que um registro acadêmico: é um chamado à ação, convidando a sociedade a refletir e agir em prol de um mundo mais equitativo”.
O lançamento também celebrou o papel do 2º Congresso Nacional e Estadual de Mulheres pela Paridade como espaço de articulação e fortalecimento do movimento em prol da igualdade de gênero e no fomento ao debate enriquecedor sobre o futuro da luta pelos direitos das mulheres.
O livro agora se soma a esse legado, tornando-se uma ferramenta para educadores, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e ativistas que buscam entender e transformar a realidade das mulheres no Brasil.
Olga Cruz