Os alunos da rede estadual de ensino em Aparecida do Taboado conheceram a importância da educação ambiental por meio do “AGEMS Perto de Você”, projeto estratégico em que a Agência de Regulação leva atendimento especializado dos serviços públicos a cada cidadão de Mato Grosso do Sul.
A equipe técnica da diretoria de saneamento básico e resíduos sólidos, coordenada pela diretora Iara Marchioretto, juntamente com os engenheiros ambientais Danielle Vendimiati, João Lucas e a analista de regulação Nauristela Damasceno, estiveram no município de Aparecida do Taboado trabalhando a educação ambiental para cerca de mil alunos da rede pública estadual de ensino.
“O objetivo da AGEMS em parceria com a prefeitura é levar conhecimento aos estudantes que são agentes propagadores do ensino que recebem nas escolas e assim ajudar a formatar uma cultura mais sustentável para todos”, afirmou a diretora da AGEMS, Iara Marchioretto.
Foram atendidas um total de 7 turmas nas escolas estaduais Ernesto Rodrigues, Frei Vital de Garibaldi e Georgina de Oliveira Rocha, onde os alunos puderam aprender sobre o saneamento básico, a coleta seletiva, a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e demais assuntos voltados ao tema.
Representando a prefeitura de Aparecida do Taboado, a chefe de projetos agropecuários do meio ambiente, Carla Magalhães, destaca a importância do convênio com a AGEMS na execução de atividades didáticas sobre o meio ambiente, uma vez que, o município iniciará com o apoio da Agência, a coleta seletiva já na próxima semana.
“Realizamos palestras com ênfase na sustentabilidade e na coleta seletiva que vamos iniciar na próxima segunda-feira. Essa união de esforços, com certeza, será fundamental para fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo aqui no município”, destacou Carla Magalhães.
A equipe da AGEMS se deparou com uma capacitação muito promissora dentro das escolas, por meio da grade escolar dos alunos e a facilidade de debate sobre o tema em salas de aula. Esse avanço vem de estudos, projetos e qualificação profissional dentro do campo da sustentabilidade e uma conscientização cultural da importância de cuidar e zelar pelo futuro através da educação ambiental.
“Esse é o futuro. A AGEMS tem esse olhar especial para o meio ambiente e a missão de fazer daqui de MS um Estado mais verde e sustentável através de cases de sucesso”, finalizou o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.
Olga Mongenot