MS Delas

Search
Close this search box.
24°C

Memes viralizam no mundo mostrando o ministro ‘Taxxad’ e o novo mapa do ‘Taxil’

A criatividade dos internautas parece crescer à medida que o governo Lula, os integrantes do Planalto e alguns poucos meios de comunicação se voltam contra a onda de memes que toma conta das redes sociais.

Agora, circula também nas redes um meme que mostra um novo mapa do “Taxil”, uma versão satírica do Brasil sob o ministro “Taxxad”, em menção a Fernando Haddad.

Os nomes dos estados foram trocados, como: Taxa Grande do Norte, Taxambuco, Taxas Gerais, São Taxas, Espírita Taxando, Rio de Taxeiro, Taxo Grosso do Sul, Taxaná e Taxa Grande do Sul.


Na última quinta-feira (18), o ministro Fernando Haddad, após aparecer na Times Square com o termo “Taxa Humana”, voltou a ser exibido novamente nos Estados Unidos, dessa vez como “Zé do Taxão”.

As críticas ao governo Lula ocorrem em meio a ações do governo em taxar uma série de segmentos, como blusinhas em compras internacionais e outros produtos, além de firmar a reforma tributária, que vai promover a criação e o aumento significativo de diversas taxações. A medida está sendo alvo de contestações da oposição e até de aliados do governo.

Regulação

E os memes não param por aí. Todos os dias ao abrirmos as redes sociais, a brincadeira na internet com Fernando Haddad, abriu um novo debate no lado da esquerda brasileira: seria necessário regular a produção de memes no Brasil?

Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, sinalizou que concordaria com isso. “O que estão compartilhando sobre o ministro não é meme, é material de desinformação”, afirmou na quarta-feira (17), que já se mostrou várias vezes favorável à criminalização.

O economista André Roncaglia, que tem se notabilizado por defender a atual política econômica, definiu a situação envolvendo o ministro como “campanha caluniosa” para “contaminar a população”.

Personalidades da esquerda pensaram no contra-ataque como um caminho melhor. Pedro Rousseff (PT-MG), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff e pré-candidato a vereador de Belo Horizonte, afirmou: “Se a esquerda não se mobilizar para combater, na mesma moeda, as falácias da direita, o bolsonarismo vai surfar e crescer em cima da narrativa fantasiosa do aumento de impostos”.

A tese – sustentada pelos defensores da regulação – de que os memes teriam viralizado de forma orquestrada, com impulsionamento por parte de financiadores direitistas, foi contestada por parte da própria esquerda. Perfis abertamente esquerdistas entraram na onda de memes. Na quinta-feira (18), uma reportagem da Folha de S.Paulo contestou essa tese, mostrando com dados que o conteúdo viralizou de forma espontânea.

Usuários de direita também fizeram memes com a tese do impulsionamento. O perfil de humor Joaquin Teixeira afirmou, em uma postagem com milhares de curtidas no X: “Estão há 3 dias fazendo memes do Taxad. Quem financia essa máquina de ÓDIO da extrema-direita?”

Também no X, o jurista André Marsiglia, especialista em liberdade de expressão e autor do livro “Censura por toda parte” (2024), criticou a ideia da regulação de memes.

“É constrangedor ouvir jornalista pedir regulamentação de meme. O risco de se ofender a reputação de uma autoridade com um meme é obviamente menor do que o risco de uma regulamentação ofender a liberdade de expressão de todos, inclusive do jornalista que fez o pedido. De qualquer forma, o fato expõe como as pessoas desejam regulamentação de redes sociais como um instrumento de controle, de silenciamento, não de ordenação das redes”, afirmou André Marsiglia.

Confira abaixo mais um pouco dos memes que viralizaram mundialmente.

*Por Olga Cruz com informações da Folha de São Paulo, Conexão Política e Gazeta do Povo

Imagens: Redes Sociais

Você também pode gostar...