MS Delas

Search
Close this search box.
25°C

MS celebra o Dia do Prefeito com sete mulheres na administração de municípios

Neste 11 de abril, é comemorado o Dia do Prefeito, chefe maior do executivo municipal. Dos 79 municípios que compõem Mato Grosso do Sul, 7 se destacam por serem administrados por mulheres: Campo Grande, Naviraí, Sidrolândia, Corguinho, Fátima do Sul, Água Clara e Jardim.

Além do compromisso de mostrar os fatos e as notícias que sejam positivas e relevantes em benefício da população, o portal de notícias MS DELAS tem como missão principal, enaltecer e apresentar as diversas mulheres que inspiram e fazem a diferença no Estado, no Brasil e no Mundo.

Seguindo nosso modelo de trabalho, e em reconhecimento à essa responsabilidade, parabenizamos a todos os chefes do executivo que administram os municípios de Mato Grosso do Sul. 

Conheça as prefeitas:

Campo Grande – Adriane Lopes

Adriane Lopes é mãe de dois filhos e casada com o deputado estadual Lídio Lopes. Ela assumiu a prefeitura da Capital em 2022, depois que o então prefeito Marquinhos Trad deixou o cargo para se candidatar a governador do Estado. 

Com uma uma história de vida que une empreendedorismo, ações sociais, política e fé, Adriane Lopes é formada em Direito e Teologia, Pós Graduada em Gestão Pública e Gerência de Cidades, Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Presidente do Patriota Mulher MS e Empreendedora Social.

Naviraí – Rhaiza Matos

Cirurgiã-dentista, Rhaiza Matos concorreu às eleições em 2020 em substituição ao seu pai, o deputado estadual Onevam de Matos, também do PSDB, que era o candidato a prefeito mas que faleceu durante um procedimento de cateterismo.

Sidrolândia – Vanda Camilo

Eleita prefeita em um pleito realizado em 2021, Vanda Cristina Camilo foi eleita a primeira mulher a administrar o município de Sidrolândia.

Após ser eleita vereadora em 2020, ela assumiu o município interinamente após o então prefeito eleito Daltro Fiuza ter seu mandato cassado pela justiça eleitoral.

Vanda prefeita interina desenvolveu uma administração em 5 meses de mandato que agradou a população que conduziu Vanda definitivamente ao cargo de prefeita, Vanda e Rose Fiuza como vice.

Corguinho – Marcela Ribeiro

A tucana foi reeleita em 2020 para o cargo maior no executivo municipal. Formada em enfermagem, Marcela Ribeiro Lopes tem como principal bandeira a Saúde. 

Fátima do Sul – Ilda Machado 

Esposa do deputado estadual Londres Machado, em 2020, Ilda Salgado Machado é prefeita pela terceira vez de Fátima do Sul.

Formada em Pedagogia, lecionou em escolas públicas do Estado, entre elas a Escola Batista de Fátima do Sul. Foi a primeira prefeita mulher no município de Fátima do Sul, eleita pela primeira vez em 2005.

Água Clara – Gerolina Alves 

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Três Lagoas, a trajetória de Gerolina Alves é marcada pela personalidade de uma mulher humilde, porém determinada. 

De bóia fria na adolescência até chegar a se tornar a primeira mulher eleita para ocupar o cargo de prefeita em Água Clara. 

Jardim – Clediane Areco 

A advogada com pós-graduação em Direito Civil, Processo Civil, Direito Eleitoral e Improbidade Administrada é doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Mãe de dois filhos e casada, nasceu e se criou em Jardim. 

Segundo a prefeita, ela se formou depois dos 30 anos e a chegada à sala de aula na vida adulta se tornou uma inspiração para outras mulheres. 

Olga Mongenot 

Você também pode gostar...