Com o modismo da Harmonização Facial, tem surgido nas redes sociais resultados nada satisfatórios, e que até nos assustam. Nariz desproporcional, sobrancelhas desalinhadas, faces extremamente largas e quadradas. Mas afinal, qual é o maior erro que os profissionais estão cometendo no universo da harmonização facial?
Respondo a essa questão com a maior certeza: O erro está na padronização facial.
Todo mundo com o mesmo formato de rosto.
A quantidade de produtos injetados, está sendo a mesma para todo mundo, como um padrão, um protocolo, ou seja, as pessoas estão com o mesmo padrão de rosto, onde não estão sendo respeitadas as individualidades de cada pessoa, a individualidade de cada face.
Já podemos observar o DISMORFISMO de várias celebridades nas redes sociais. O efeito “PUFFY FACE” – ROSTO INCHADO. Todos com os rostos inflados.
Para que a harmonização tenha sucesso, é necessário um planejamento individualizado, uma análise facial, para que as proporções da face seja tratada adequadamente. Sem falar que o profissional que se propõe a fazer harmonização facial, deve estar habilitado para realizar os procedimentos, em constante aperfeiçoamento, sempre utilizando técnicas seguras e materiais com procedência. Afinal, lidamos com vidas e auto estima das pessoas.
Harmonizar significa equilibrar a proporção, e quando o profissional não está apto a detectar esse desequilíbrio, não tem a visão clínica de onde aquela face necessita de mudanças, ele pode acabar gerando uma desarmonização facial.
Meu trabalho é feito sempre com muito respeito, profissionalismo, atendendo a individualidade que cada pessoa tem. Valorizando o que cada um possui em suas características naturais.
Harmonize-se, porque menos… é mais!
Dra. Luciene Alle Cardoso
Cirurgiã Dentista – Especialista em Harmonização Orofacial e Implantodontia





